Blog

Dermatite Seboreica, o que é e como tratar?

Dermatite Seboreica, o que é e como tratar?

(Texto retirado do National Eczema Association)

 A dermatite seborreica é uma forma comum de eczema que geralmente afeta o couro cabeludo, embora também possa afetar outras partes do corpo.

Embora raramente cause danos graves ao corpo, pode ser desconfortável conviver com a constante comichão, a erupção cutânea e outros sintomas da dermatite seborreica. Felizmente, existem algumas opções de tratamento eficazes e, às vezes, a dermatite seborreica pode desaparecer sozinha ou com o champô certo e a rotina de cuidados com a pele.

Vamos nos aprofundar em quem tem dermatite seborreica, por que ela se forma, sintomas comuns e opções de tratamento.

O que é dermatite seborreica?

Considerada uma forma crónica de eczema, a dermatite seborreica aparece no corpo onde há muitas glândulas produtoras de óleo (sebáceas), como a parte superior das costas, nariz e couro cabeludo.
Pode causar uma variedade de sintomas, desde caspa até erupções cutâneas na área afetada.

Para muitos bebés e alguns adultos, a dermatite seborreica desaparece sozinha. Se os sintomas não desaparecerem, existem muitos tratamentos eficazes para controlar os sintomas e interromper os surtos de dermatite seborreica no futuro.

Quem tem dermatite seborreica e por quê?

A dermatite seborreica (às vezes também chamada de seborreia) pode afetar pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum em bebés e adultos entre 30 e 60 anos.
Entre adultos e adolescentes, essa doença de pele é mais comum nos homens.

Em bebés, essa condição comum da pele geralmente desaparece sozinha e não volta. Nos adultos, no entanto, a prevalência de dermatite seborreica geralmente segue um padrão de limpeza que pode durar anos.

Algumas pesquisas sugerem que 3 em cada 100 pessoas experimentarão dermatite seborreica na vida. Muitas pessoas que contraem dermatite seborreica em jovens ou depois dos 50 anos sofrem de dermatite seborreica crónica e experimentam surtos ao longo da vida.

O que causa a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica geralmente é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

O gatilho geralmente é uma reação inflamatória ao excesso de levedura Malassezia, às vezes também chamada de pityrosporum.
Este organismo que normalmente vive na superfície da pele, é a causa provável da dermatite seborreica.
A Malessezia cresce demais e o sistema imunológico parece reagir exageradamente a ela, levando a uma infeção fúngica que resulta em alterações na pele.

Certas condições médicas podem aumentar o risco das pessoas desenvolverem dermatite seborreica, incluindo psoríase, HIV, acne, rosácea, doença de Parkinson, epilepsia, alcoolismo, depressão, distúrbios alimentares e recuperação de um derrame ou ataque cardíaco.

Gatilhos comuns para dermatite seborreica incluem:

  •      Stress
  •      recuperação de um evento stressante da vida
  •      alterações hormonais ou doença
  •      detergentes agressivos, solventes, produtos químicos e sabões
  •      tempo frio e seco ou uma mudança na estação
  •      alguns medicamentos, incluindo psoraleno, interferon e lítio
  •      certas condições médicas, como HIV e doença de Parkinson

 

Como todas as formas de eczema, a dermatite seborreica não é contagiosa.
Não se pode “pegar” a outra pessoa. Em vez disso, é o resultado de fatores ambientais e genéticos.

Quais são os sintomas da dermatite seborreica?

A dermatite seborreica pode ser a culpada por uma variedade de sintomas, dependendo da idade, raça e gravidade de um surto.
Às vezes, os sintomas desaparecem com mudanças nos cuidados com a pele e nos regimes capilares.

Dermatite seborreica e crosta láctea em lactentes

Bebés com dermatite seborreica geralmente apresentam uma forma chamada crosta láctea, que aparece no couro cabeludo como manchas escamosas e gordurosas. Os bebés também podem desenvolver dermatite seborreica nas nádegas, onde pode ser confundida com assaduras, uma forma de dermatite de contacto.

Dermatite seborreica em adultos e adolescentes

Quando a dermatite seborreica aparece perto do couro cabeludo em adultos e adolescentes, é frequentemente referida como dermatite seborreica facial.
Os sintomas comuns da dermatite seborreica facial incluem pele inflamada e coceira.

Com esta forma, os sintomas também podem aparecer nas pálpebras, nas laterais do nariz, dentro e ao redor das sobrancelhas e perto das orelhas.
A dermatite seborreica facial também pode causar caspa, mas não se forma apenas no rosto. Pode aparecer na pele oleosa em todo o corpo. Além do rosto, vermelhidão, inchaço e descamação gordurosa podem se desenvolver no meio do peito, na parte superior das costas e nas axilas, sob os seios e na região da virilha.

Sintomas comuns

Não importa onde a dermatite seborreica esteja no corpo, existem sintomas comuns experimentados por muitos com essa condição. Esses sintomas incluem:

  •      Descamação da pele ou caspa;
  •      Remendos de escamas escamosas brancas ou amarelas sobre a pele oleosa;
  •      Uma erupção cutânea irritável que parece escura na pele morena e negra e mais clara na pele branca;
  •      Erupção cutânea em forma de anel para aqueles com dermatite seborreica petaloide;
  •      Comichão

 

Também pode ocorrer eritema, ou vermelhidão da pele causada por inflamação. Se os surtos ocorrerem em dobras na linha do cabelo, aqueles que coçam demais as áreas afetadas também podem sofrer queda de cabelo.

Os afro-americanos e aqueles com pele de cor podem sofrer de dermatite seborreica petalóide, uma forma mais grave em que as lesões se formam ao redor da linha do cabelo e ocorre descoloração da pele.
Ao olhar de forma mais geral para a relação entre eczema e pele de cor, a comichão devido ao eczema demonstrou ter maior impacto em pessoas de cor que também são mais propensos a ter doenças graves.

Sintomas de casos graves

Casos mais graves podem levar à imunodeficiência da pele afetada e aumentar o risco de infeções.

Outro equívoco comum é que a dermatite seborreica leva à queda de cabelo. Isso é completamente falso. A queda de cabelo não é um sintoma de dermatite seborreica e, se está com queda de cabelo, provavelmente tem uma condição subjacente diferente.

Se os sintomas graves são de dermatite seborreica ou outra coisa, é melhor visitar um profissional de saúde experiente, como um dermatologista. Este profissional de saúde pode ajudá-lo a controlar os sintomas graves.

Como é tratada a dermatite seborreica?

Dependendo da gravidade do caso, pode tratar essa forma de eczema com uma troca de champô ou a dermatite seborreica pode até desaparecer sem tratamento.
Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, provavelmente deve considerar conversar com um profissional de saúde sobre as opções de tratamento sem receita e prescritas.
A maioria dos adultos com essa condição precisará de um plano de tratamento para controlar os sintomas.

Use o champô e os produtos para a pele certos

Seguir uma rotina de cuidados com a pele pode ajudar a manter os sintomas sob controle. Lave as áreas afetadas diariamente com um limpador suave.

Se a linha do cabelo for afetada, considere um champô anticaspa e produtos capilares desenvolvidos para peles sensíveis.

Mudanças de estilo de vida

Hábitos de estilo de vida saudáveis, como controlar o stress e dormir bastante, também podem melhorar a pele.
O alívio do stress é frequentemente a mudança de estilo de vida que terá o maior impacto na dermatite seborreica.

Os dermatologistas geralmente começam a tratar os casos leves com um creme antifúngico tópico ou champô medicamentoso, como um champô antifúngico prescrito ou um produto anticaspa de venda livre.

Certifique-se conversar com um dermatologista ou outro profissional de saúde com experiência em dermatologia sobre as opções de tratamento da dermatite seborreica e os efeitos colaterais de cada opção.

Para concluir

Se está com dermatite seborreica, não precisa se preocupar. Embora os sintomas possam ser irritantes, existem muitas opções de tratamento eficazes. Após uma conversa com um profissional de saúde, você deve ser capaz de desenvolver um plano de tratamento até mesmo para o caso mais grave.