Blog

5 Motivos para o couro cabeludo escamar

5 Motivos para o couro cabeludo escamar

Por que escama o couro cabeludo?

É normal coçar a cabeça de vez em quando, mas quando dá muita comichão, começamos a sentir desconforto.

Devemos saber distinguir as diferentes causas uma vez que a caspa não é a única razão.

O couro cabeludo vermelho pode significar sinais de eczema seborreico ou psoríase.

 

Mas…quais os motivos para isso acontecer?

Alopecia

A alopecia provoca a queda de cabelo. Pode aparecer devido a doenças autoimunes, dermatites ou por fatores genéticos, mas pode ser também resposta ao uso de determinados medicamentos. Devido à perda de grande quantidade de cabelo em algumas regiões, o couro cabeludo pode ficar à mostra.

Psoríase

A psoríase é uma doença crónica que também atinge o couro cabeludo. Estudos indicam ligação com hereditariedade e ao sistema imunológico. Quando a psoríase se manifesta, ocorre a formação de placas avermelhadas, que descamam em contornos bem definidos.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica ou seborreia é mais conhecida como caspa. Surge devido a alterações na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade do couro cabeludo.

Foliculite

A foliculite é uma inflamação nos folículos pilosos cujos principais sintomas são pele avermelhada, comichão e pequenas bolhas de pus. Em geral, a foliculite é causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococos), mas pode ser também de origem viral ou fúngica. O couro cabeludo fica avermelhado, em placas ou crostas, e muitas vezes há comichão e descamação. O desequilíbrio na produção de classes de bactérias e fungos também causa a dermatite seborreica.

Pitiríase

A pitiríase é uma micose de origem fúngica. É uma infeção que causa comichão e descamação, além de queda temporária do cabelo, em alguns casos. Os fungos causadores da pitiríase compõem a microbiota do couro cabeludo e são ativados devido a mudanças no pH da região ou até stress.

 

Mas como tratamos e evitamos?

Para cuidar do couro cabeludo e evitar irritações e comichão, opte por champôs e condicionadores suaves e adequados ao seu cabelo. Use um shampoo para o cabelo frágil e couro cabeludo sensível. Garanta uma limpeza profunda, hidrate o seu cabelo e fortaleça-o.

Aconselhamos o nosso champô anticaspa.

 Champô anticaspa

O champô perfeito porque …

 Tem um pH adequado ao couro cabeludo, os nossos ingredientes são o mais naturais possivel e é produzido a pensar na limpeza e tratamento de vários fungos.

É produzico com:

SCS (Sodium Coco Sulfate) - Tensioativo feito a partir de ácidos gordos do óleo de coco. É de origem vegetal, solúvel em água e é biodegradável. Cria espuma, limpando com eficácia a pele e cabelo. É agente de lavagem e tem espuma abundante que não resseca o cabelo. Permitido em cosmética natural pela ECO-CERT.

Álcool Cetílico - Álcool gordo emoliente, emulsificante, espessante e surfactante, protege a pele de alergénios, bactérias e de perder humidade. Tem a capacidade de suavizar a descamação da pele e cabelo, reduzindo a pele áspera e o cabelo seco, utilizado como estabilizador de emulsões, promove a hidratação do cabelo e aumenta a estabilidade da mesma sem criar oleosidade.

Ácido Esteárico - Emulsionante com propriedades espessantes proporcionando suavidade ao cabelo.

Urtiga - Ajuda a regular a produção de oleosidade no couro cabeludo e a liberar as toxinas acumuladas. Em consequência, favorece a saúde capilar.

Alecrim - Tem propriedades antioxidantes, fortalece e hidrata o cabelo.

Salva - Regula a produção de sebo, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Glicerina - A glicerina vegetal está associada a uma série de benefícios que visam prevenir a desidratação da pele. Tem uma função regenerativa (caso a pele ou cabelo esteja mal tratada, a glicerina vegetal poderá nos ajudar a recuperar sua estrutura inicial).

Manteiga de Karité - Revitalizante, proporciona brilho, flexibilidade e maciez, além de proteger contra a radiação solar. A vitamina E presente tem ação antioxidante, removendo as células mortas e também funciona como um bom emoliente. Contribui para suavização do couro cabeludo por seu incrível poder curativo e cicatrizante.

Óleo Coco - conhecido pelas suas propriedades nutritivas e hidratantes.

Óleo de Neem – Tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas.

Carvão Ativado - Promove limpeza, controla a oleosidade, tornando o cabelo mais iluminado e macio.

Argila Branca - Limpa os poros e esfolia suavemente, sendo também calmante e hidratante. A argila branca remove as impurezas sem agredir a pele.

Óleo Essencial de Alecrim - hidratante, reduz a oleosidade da pele e cabelos.

Óleo essencial de Limão – antisséptico e estimula a microcirculação.

Óleo Essencial Hortelã - Favorece o controle dos micro-organismos do couro cabeludo.

 

Da Joana Cosmética Natural



×