Blog

Vitaminas nos Cosméticos

Vitaminas nos Cosméticos

A popularidade de vitaminas difere de ano para ano.
Enquanto em 2017-2019 os clientes procuravam produtos com vitamina E, nos últimos dois anos as vitaminas A (principalmente na forma de retinol), B3 e C estão na primeira linha da procura.

Ouvimos nomes estranhos para os ativos como retino, pantenol, niaciamida mas … afinal o que é isto?

A exigência por cosméticos veganos já é uma tendência conhecida havendo um crescimento significativo no uso de vitaminas em produtos cosméticos, principalmente em produtos de cuidados faciais para peles maduras.

A procura dos clientes é crescente. Porquê?

Porque as vitaminas estão momentaneamente na moda?

Quais são os benefícios das vitaminas quando aplicadas na pele?


Antes de passarmos aos benefícios para a pele, vamos começar do início, com uma visão geral das vitaminas.

Hoje conhecemos 13 vitaminas que nosso corpo precisa para funcionar: A, C, D, E K e do grupo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantoténico, biotina, B6, B12 e folato), porém apenas a vitamina A e seus derivados, B3, B5, C e E têm efeitos comprovados na pele quando aplicados sobre ela.

Dependendo de sua solubilidade em água ou em lipidos, as vitaminas são divididas em dois grupos principais:

  • hidrofílicas (vitaminas B e C) 
  • lipofílicas (vitaminas A, D, E e K).

A União Europeia proibiu o uso das vitaminas D e K em produtos cosméticos devido ao facto destas substâncias poderem causar alergias cutâneas.

Vitamina A - Retinol

Neste momento, a vitamina A é o ingrediente mais procurado nos produtos de cuidado facial.

Mas o que é Retinol?

O retinol é um derivado da vitamina A, usado para antienvelhecimento e encontrado em muitos produtos para cuidados com a pele.
Embora muitas pessoas tenham a impressão de que o retinol é um esfoliante, na verdade é um antioxidante.
O Ácido Retinóico é utilizado em dermatologia para o tratamento dérmico da acne, melhora dos danos da pele devido à exposição solar, como hiperpigmentação ou pequenas rugas.
É mais utilizado em produtos para peles secas e maduras onde combate as rugas faciais e melhora a elasticidade da pele.

Note-se que nas peles supersensíveis ou com eczema ou rosácea, o retinol pode causar ressecamento, descamação e irritação e pode inflamar e aumentar a inflamação.

 
Vitaminas B

As vitaminas B correspondem a um grupo complexo de nutrientes hidrossolúveis encontrados naturalmente em diversos vegetais, como grãos e verduras.

Vitamina B3 – Niaciamida

A vitamina B3 geralmente se refere a ambos, ácido nicotínico e nicotinamida.

A niacinamida é uma forma da vitamina B3 que demonstrou ter efeitos positivos quando aplicada via tópica.
Aparece em formulações de tónicos faciais, seruns e cremes, bem como em tónicos para cabelos e couro cabeludo.
Diversos estudos comprovaram que a niacinamida apresenta propriedades anti-inflamatórias, que demonstraram forte ação no combate à acne. Além disso, foi comprovado também que a niacinamida influencia na ação dos fibroblastos, melhorando sua função de barreira e diminuindo a perda de água transepidérmica devido à sua ação de estímulo da síntese de ceramidas.
A niacinamida demonstrou possuir benefícios na melhora da psoríase e da rosácea, além de exibir potencial antioxidante.

(Pro) Vitamina B5 – Pantenol

O pantenol, também chamado de vitamina B5 (ou ácido pantoténico), é um ativo considerado altamente humectante, ou seja, capaz de absorver grandes quantidades de água, o que possibilita a hidratação e aumento na elasticidade da pele e das fibras capilares, o que explica sua ampla utilização em cosméticos destinados à hidratação.

As excelentes habilidades hidratantes do pantenol tornam-no um ingrediente principal em vários produtos para cuidados com a pele, unhas e cabelos, e também em maquiagem.
O pantenol ajuda a estimular as células que aumentam a função de barreira da pele. Ao penetrar nas camadas inferiores da pele, ajuda a reter a humidade profundamente no tecido, pois impregna as células com água.

Existem dois isómeros óticos do pantenol, o dextrógiro (D) e o levorotatório (L). Ambos atuam como hidratantes.
O Pantenol (L+D) mantém a suavidade e elasticidade da pele. No entanto, apenas o D-pantenol tem um efeito anti-inflamatório, conseguido através da estimulação da proliferação de fibroblastos e da epitelização da epiderme danificada. Assim, acelera a cicatrização de feridas e a regeneração da pele danificada, incluindo danos causados por queimaduras solares.

Em produtos para cabelos e unhas, o Pantenol é usado como hidratante, devido à sua capacidade de penetrar nos cilindros capilares através de aberturas nas cutículas quebradas do cabelo e reter a humidade. Consequentemente, isso resulta num aumento da elasticidade do cabelo, também torna o cabelo mais macio e brilhante e reduz a carga estática.

Note-se que devido à sua origem sintética, alguns padrões de cosméticos naturais e orgânicos não permitem o uso de pantenol em seus produtos certificados.

Vitamina C - Ácido  Ascórbico

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto hidrossolúvel naturalmente presente nas frutas cítricas e outros vegetais.
A utilização da vitamina C em cosméticos consiste principalmente no seu excelente potencial antioxidante.
A exposição da pele à radiação ultravioleta causa a formação de elementos reativos de oxigénio que causam o stress da pele, o chamado stress oxidativo, podendo resultar em radicais livres causando alterações químicas no DNA, membranas celulares e proteínas, degradação do colagénio e formação de fatores inflamatórios.
A pele defende-se do stress oxidativo através da utilização de antioxidantes, que neutralizam ou previnem os efeitos nocivos do oxigénio e de outros radicais livres, evitando assim a oxidação dos elementos básicos da pele.

Os benefícios da vitamina C são inúmeros.
O ácido ascórbico é um antioxidante que está presente intracelularmente e extracelularmente na pele. Funciona em sinergia com a vitamina E (tocoferol lipofílico), que está ancorada na bicamada lipídica das células e previne a oxidação dos lipídios da membrana.
Quando o tocoferol perde sua capacidade antioxidante, ele é gerado na presença de ácido ascórbico. Como tal, protege contra os danos dos radicais livres, uniformiza o tom da pele, promove a produção de colagénio e clareia manchas castanhas.

A vitamina C não é recomendada para quem tem pele extremamente sensível e pode ser problemática para quem tem pele oleosa.
Outra mensagem final importante que não deve ser omitida é que os produtos cosméticos com concentrações excessivamente altas de vitamina C podem ter uma atividade pró-oxidativa prejudicial.

Estudos demonstraram que esta forma da vitamina C não só atua como antioxidante, como também possui outras ações interessantes em relação ao combate contra o fotoenvelhecimento, que incluem a redução na degradação e estímulo da síntese de colagénio.

Vitamina E - Tocoferol

A vitamina E é um composto lipossolúvel encontrado em várias fontes diferentes, como soja, castanhas, farinha de trigo integral e óleos vegetais. Utilizada em cosméticos devido aos seus inúmeros benefícios, sendo o principal deles a sua potente ação antioxidante.
Diversos estudos já comprovaram suas excelentes ações na redução do eritema, da peroxidação lipídica e da proliferação celular induzida pela radiação UV.

É encontrado em todas as camadas da pele, ancorado nas bicamadas fosfolipídicas das membranas celulares, impedindo a oxidação dos lipídios da membrana.
Como crianças, mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 70 anos têm um mecanismo de entrega reduzido de vitamina E para a superfície da pele, é benéfico aplicar vitamina E extra em sua pele.

A maioria dos cremes antienvelhecimento vendidos sem receita contém 0,5% a 1% de vitamina E, mas geralmente é combinada com outros ingredientes.

Mas, por outro lado, uma concentração excessivamente alta pode levar a um efeito pró-oxidativo que é mais prejudicial do que benéfico. Quando aplicada diretamente na pele na forma pura, a vitamina E pode causar reações do tipo dermatite, especialmente na pele mais fina e sensível ao redor dos olhos. Também pode entupir os poros, portanto, os usuários com tendência a acne e erupções cutâneas devem prestar atenção à pele ao começar a usá-lo.

Como em muitas situações da vida, mais não significa necessariamente melhor.
Pode piorar a condição da pele ou até mesmo causar danos. Portanto, devemos usá-lo com sabedoria 😊.

 

Da Joana Cosmética Natural