Blog

Tiras de pontos negros e outras tendências de pele a serem evitadas

Tiras de pontos negros e outras tendências de pele a serem evitadas

Deparo-me nas redes sociais com vários vídeos a mostrar muitos dos chamados "truques de cuidados com a pele" que pretendem ajudar a obter a melhor tez possível.
Embora esses truques DIY possam parecer bons no TikTok ou no Instagram, muitos deles devem ser evitados, especialmente aqueles que são inspirados em tratamentos de spa e que geralmente são realizados por profissionais treinados.

Evite as chamadas, bandas, tiras, strips de pontos negros

As tiras de pontos negros não são uma tendência nova, na verdade, chegaram às prateleiras pela primeira vez na década de 1970, mas como tudo no marketing e na moda aparece em ciclos, elas estão de volta e as pessoas online adoram compartilhar a satisfação de removê-los para revelar o que parece ser a acumulação, sujidade e óleo encontrados em seus poros.

Infelizmente, as tiras de pontos negros não são tudo o que parecem ser.
Trabalham puxando com força o óleo dos filamentos sebáceos que revestem os poros e mantêm o equilíbrio da oleosidade da pele.
Qualquer vermelhidão que possa notar depois de usar um não é a pele completamente limpa como se pensa que é. Em vez disso, é a pele irritada porque foi dolorosamente despojada dos óleos que trabalham para manter a barreira da pele em boas condições.

De acordo com a Very Well Health, os benefícios das tiras são temporários e não são assim tão impressionantes.
Muitas vezes os nossos filamentos sebáceos, que na verdade desempenham um papel fundamental na hidratação e na regulação da oleosidade da pele, são confundidos com poros entupidos.

As tiras de poros visam esses importantes filamentos sebáceos, juntamente com qualquer outra coisa que eles possam pegar. Além disso, ao usá-los para remoção de pontos negros do nariz, as tiras só tiram uma parte pequena não conseguindo alcançar os pontos negros maiores e mais profundos. O que significa que deixam uma grande parte.

Em vez disso, devemos optar por um esfoliante físico que poderá não ser mais que um creme com um pó fino. Este pó fino funciona removendo suavemente a sujidade sem remover a oleosidade da pele que trabalha para protegê-la, proporcionando uma limpeza profunda sem nenhum dano.

Evite usar cola para remover pontos negros (sim, é verdade, cola)

Uma das tendências mais surpreendentes que vemos é usar cola para criar um produto estilo tira.

De acordo com a Healthline, essa tendência imita os efeitos de uma tira de poros tradicional. No entanto, “a cola não se destina à pele humana e pode fazer com que seus poros fiquem ainda mais entupidos”. Embora entendamos o apelo de um produto barato, definitivamente não recomendamos, especialmente considerando os produtos químicos desagradáveis ​​que a cola contém.
Em vez disso, incorpore uma rotina normal de limpeza com leite ou sabão líquido (pergunte-nos como…) e evite borbulhas e pontos negros.

Evite os aspiradores de poros

Pode já ter visto esta ferramenta, recentemente. Os aspiradores de poros são dispositivos portáteis que sugam a pele, prometendo retirar qualquer ponto negro.
Embora os aspiradores de poros pareçam ferramentas altamente eficazes usadas por profissionais de spa, eles não são iguais.
As ferramentas profissionais requerem treino especializado para tratar a área sem danificar as camadas da pele.
De acordo com a Healthline, os aspiradores de poros caseiros podem causar hematomas, descoloração e cicatrizes, especialmente quando usados por alguém não treinado em estética. Pior ainda, se é propenso a reações cutâneas sensíveis ou rosácea, um vácuo nos poros pode resultar em vasos sanguíneos ou capilares rompidos.

Em vez disso, recomendamos um esfoliante leve com pó fino como dissemos anteriormente.

Se tem curiosidade em experimentar um esfoliante ou leite de limpeza, com ingredientes naturais, contacte-nos!

 

Da Joana Cosmética Natural