Blog

Cabelo tipo 2C: o que é e como cuidar

Cabelo tipo 2C: o que é e como cuidar

As ondas naturais são uma marca do cabelo tipo 2.

Conhecer o seu tipo de cabelo é importante para a saúde do cabelo e para estabelecer uma boa rotina de cuidados com o cabelo.
O cabelo tipo 2, ou cabelo ondulado, é um dos quatro tipos (lisos, ondulados, cacheados e crespos).
Os tipos de cabelo ondulado também podem ser divididos em subcategorias exclusivas.

Dessas subcategorias, o cabelo tipo 2C é o terceiro e o subtipo mais ondulado.
É também o subtipo mais espesso, marcado por padrões de ondas por toda parte, da raiz às pontas.

Conhecer o tipo de cabelo

Embora o cabelo seja certamente um elemento de expressão e estilo, a sua função é proteger-nos do meio ambiente, dos efeitos da luz ultravioleta, do frio etc.
Além de ser uma tela para novos penteados, é inteligente cuidar do cabelo porque é cuidar de nós.

Embora o cabelo saudável seja importante para o estilo e a proteção, é importante entender o tipo de cabelo que estamos a cuidar.
Resumindo, o tipo de cabelo refere-se ao formato do cabelo de uma pessoa, por vezes chamado de tipo de ondulação ou padrão de ondulação.

Cada um dos quatro tipos de cabelo tem subtipos.

 

 

Cabelos lisos (cabelos tipo 1) incluem cabelos tipo 1A, tipo 1B e tipo 1C.

O cabelo ondulado (cabelo tipo 2) inclui o tipo 2A, tipo 2B e tipo 2C.

Cabelos cacheados (cabelos tipo 3) incluem cabelos tipo 3A, tipo 3B e tipo 3C.

Cabelo crespo (cabelo tipo 4) inclui cabelo tipo 4A, tipo 4B e tipo 4C.

Conhecer o tipo de cabelo é importante em relação aos cuidados adequados com os cabelos e rotinas de estilo. Por exemplo, as opções de manutenção e estilo serão muito diferentes para alguém com um tipo de cabelo natural liso em comparação com os tipos de cabelo encaracolado. 

O nosso tipo e textura de cabelo são amplamente determinados pela genética e pelos vários esquemas de DNA que herdamos dos nossos pais.
Juntamente com o nosso tipo de cabelo, os fenótipos também determinam outras características físicas como altura, cor dos olhos e tipo sanguíneo.

Embora a genética desempenhe o papel mais importante, outros fatores que influenciam o tipo de cabelo incluem produtos químicos para o cabelo, como relaxantes, permanentes, descoloração e coloração.

Tipo de cabelo e estrutura do cabelo

A estrutura do nosso cabelo também é amplamente determinada pelo nosso tipo de cabelo.
O crescimento do cabelo começa nas raízes e no folículo capilar, que fica abaixo da superfície do couro cabeludo.
Os folículos pilosos contêm óleos naturais ou sebo produzidos pelas glândulas sebáceas.

Essas glândulas são mais ativas no cabelo tipo 1, por isso quem tem cabelo liso tende a ter um brilho mais natural. Mas, o excesso de cabelo oleoso também pode dar ao cabelo uma aparência oleosa se não for mantido adequadamente.

Champôs clarificantes e condicionadores de cabelo naturais sem silicones e parabenos são normalmente recomendados para apoiar esse tipo de cabelo.
O cabelo tipo 2C, como todos os tipos de cabelo, é formado por proteínas de endurecimento chamadas queratina.

Existem três camadas de queratina que trabalham juntas para manter o cabelo forte:

A medula é a camada mais interna da queratina. Essa camada de queratina é menos comum para quem tem texturas e tipos de cabelo mais finos (cabelo tipo 1).

O córtex é a camada intermediária da queratina. Essa camada abriga as células de pigmento responsáveis por dar cor ao cabelo.

A camada mais externa é chamada de cutícula. Essa camada protetora de queratina é composta de células sobrepostas que trabalham para proteger a haste do cabelo.

Cabelo ondulado: Tipo 2A, Tipo 2B, Tipo 2C

O cabelo não é liso nem cacheado, mas está em algum lugar entre os dois?

Neste caso, pode ter cabelo tipo 2 ou ondulado.
O cabelo ondulado é mais conhecido por sua textura ondulada e ondas soltas que dão lugar a alguns cachos naturais. Ele fica entre os tipos de cabelo “reto e saca-rolhas”.

Muitos cabeleireiros acreditam que o cabelo tipo 2 é o ponto ideal para o estilo; as opções de penteado são aparentemente infinitas. Além da onda, o cabelo tipo 2 também é definido pelo procurado formato S e pelo Frizz.

Embora não seja livre de frizz como outros tipos, a natureza crespa do cabelo tipo 2 pode ser controlada facilmente com os produtos certos. Esses produtos para pentear normalmente incluem cremes e mousse para pentear.

O tipo 2A, é considerado o mais direito dos três subtipos. Tende a estar no lado mais fino. O padrão S com o tipo 2A é leve.
A boa notícia é que o tipo 2A também é muito mais fácil de desembaraçar. Ele responde bem a produtos de volume, o que ajuda a aumentar a aparência do padrão S.

O tipo 2B carrega um padrão de onda mais bem definido. A parte superior do cabelo ainda pode parecer bastante reta, mas a onda pode ser vista começando no meio do cabelo.
Como todos os tipos propensos ao frizz, penteá-lo pode ser desafiante. Também é mais propenso a emaranhados.

O cabelo tipo 2C é o mais ondulado dos tipos de cabelo tipo 2. Mas, ainda não é considerado encaracolado ou crespo. Mas, os cobiçados padrões em forma de S começam na raiz do cabelo e não no ponto médio, como o tipo 2B.

Normalmente, essas ondas e espirais do tipo 2C são bem definidas e bastante espessas.

Mesmo assim, as curvas dos cachos do tipo 2C ainda são soltas e largas em comparação com os tipos de cabelos cacheados com cachos muito mais apertados. Para modelar, o cabelo tipo 2C requer esforço mínimo para obter espirais elegantes e cachos elegantes.

Quando se trata de aparência, o cabelo tipo 2 tem bom volume. O tipo 2C tem o maior volume dos três. Começando na raiz, as ondas em forma de S são bem definidas até o final.
Os cabelos mais apertados do tipo 2C podem dar a aparência de cachos ou molas.
Em relação à textura do cabelo, o cabelo 2C pode variar de fino a grosso, mas os fios grossos são normalmente os mais comuns.
O tipo 2C é o mais próximo possível do cabelo cacheado.
Os benefícios de ter cabelo tipo 2C passa por ter abundância de volume.
Um dos maiores benefícios de ter cabelo 2C é que as mechas vêm com bastante volume e plenitude.

Ao contrário do cabelo tipo 1, que tende a ficar extremamente liso, o cabelo tipo 2C possui corpo. Isso significa mais movimento, vitalidade e opções de estilo.
O cabelo tipo 2C responde melhor aos produtos de modelagem.
Quando o cabelo 2C precisa de um pouco de estilo, é preciso muito menos produto do que os tipos de cabelo liso para dar corpo e movimento. Além disso, gerir as ondas proeminentes é muito mais fácil do que os tipos de cabelo mais encaracolados.
Além da facilidade de modelar, o cabelo 2C é como ter o melhor de todos os estilos de cabelo. Ele pode segurar ondas e cachos com o mínimo de esforço ou ser achatado para uma aparência mais direita.
Se o alisamento é o objetivo, o 2C é muito mais fácil de alisar do que com cabelos mais crespos.
O cabelo 2C é mais resistente a danos

Como é o subtipo tipo 2 mais grosseiro, o 2C é tipicamente muito mais espesso. Isso geralmente significa que possui uma camada de cutícula muito mais forte de queratina. O diâmetro mais grosso protege melhor do calor e dos danos químicos.

Por exemplo, os tipos de cabelo mais lisos são muito mais propensos a danos causados pelo calor, pois são muito mais finos. Isso não significa que os protetores térmicos devam ser ignorados.

Com todos os benefícios, o cabelo tipo 2C ainda tem algumas desvantagens.

É mais propenso a secura, são mais propensos a ressecamento e quebra. Embora os fatores ambientais (clima) certamente tenham um papel a desempenhar, o ressecamento nesses tipos de cabelo é causado pela falta de humidade.
Enquanto ondas e cachos podem ser ótimos para o estilo, eles podem tornar mais difícil para os óleos naturais do cabelo lubrificar todo o fio de cabelo. Isso pode causar raízes oleosas e pontas quebradiças.
Dominar o frizz pode ser difícil.
Como todos os tipos de cabelos ondulados e cacheados, o frizz pode ser difícil de controlar. O tipo 2C tem mais frizz do tipo 2.
Climas húmidos podem piorar as coisas.

Cuidar do cabelo tipo 2C

Para aproveitar ao máximo o seu cabelo tipo 2C, devemos trabalhar para cuidar dele de forma especial.

Máscaras capilares, como a máscara capilar de óleo de argan, pode ajudar a diminuir a aparência de frizz e emaranhados, ao mesmo tempo em que ajudam a reter a humidade.

Na hora de lavar, escolha os melhores produtos

Raízes oleosas e pontas secas e quebradiças podem ser um grande problema para quem tem cabelo 2C. Portanto, é melhor ficar com champôs hidratantes e nutritivos quando se trata de produtos para os cabelos.

Além disso, os condicionadores leave-in, contêm óleos essenciais que podem ajudar a domar o frizz e restaurar a humidade das pontas duplas danificadas.

O cabelo tipo 2C é o subtipo de cabelo ondulado mais ondulado e volumoso. Este tipo de cabelo único tem alguns benefícios de estilo, mas há algumas desvantagens a serem consideradas ao criar uma rotina saudável de cuidados com os cabelos.

 

Da Joana Cosmética Natural