Blog

Sulfato de Sódio de Coco (SCS)

Sulfato de Sódio de Coco (SCS)

Sulfato de Sódio de Coco (SCS)

O Sulfato de Sódio de Coco (SCS) é um surfactante sulfatado. Todos os surfactantes são parcialmente solúveis em água e parcialmente solúveis em óleo, permitindo que o óleo e a água se dispersem. Acima de uma concentração mínima, as moléculas de surfactante organizam-se numa estrutura que pode reter a sujidade à base de óleo do cabelo, permitindo que ele seja lavado.

O sulfato de sódio de coco cria uma espuma suave e limpa o cabelo e a pele; dissolve sujidade e gordura eficazmente.

Feito a partir dos ácidos gordos do óleo de coco, é uma boa alternativa ao lauril sulfato de sódio. 

O painel de especialistas do CIR avaliou os dados científicos por trás do sulfato de sódio de coco e concluiu que esses compostos eram seguros para uso como ingrediente cosmético.

Além disso, os Regulamentos Cosméticos da União Europeia; se derivados de plantas, os ingredientes de alquil sulfato podem ser usados ​​em cosméticos e produtos de higiene pessoal comercializados na Europa conforme as disposições gerais do Regulamento de Cosméticos da União Europeia.

O SCS faz parte da família dos tensioativos aniónicos (a sua parte hidrofílica é carregada negativamente). É usado principalmente para champôs sólidos e outros produtos para o banho e higiene pessoal. Proporciona uma espuma rica e cremosa e é muito bem tolerada pela pele e pelos cabelos, deixando um toque macio e sedoso.

Os sulfatos tornaram-se amplamente utilizados na década de 1930 e iniciaram o desenvolvimento da indústria do champô moderno. Deixam a pele macia e limpa, e adicionam brilho ao cabelo. O sabão (um dos surfactantes mais antigos) irá limpar o cabelo, mas sua alcalinidade tende a causar rugosidade nas cutículas do folículo capilar, dando uma aparência opaca.

 

 

Nos últimos anos, tornou-se um ingrediente essencial em cosméticos sólidos orgânicos uma vez que é alternativa aos sulfatos irritantes como o Lauryl Sulfato de Sódio (SLS).

Gostava de conhecer todos os surfactantes aceites pelas certificadoras e aprender a fazer os seus próprios champôs, confirme os nossos cursos online e formações.

DaJoana Cosmética Natural