Blog

Como a pele é danificada pelo sol?

Como a pele é danificada pelo sol?

Passar anos ao ar livre sob o sol afeta nossa pele. As horas e dias que estamos expostos ao sol, podem ser vistos como manchas escuras, rugas, pele flácida e descoloração da pele.

Infelizmente, os danos causados pelo sol podem envelhecer a pele prematuramente e aumentar o risco de desenvolver cancro de pele.

Danos causados pelo sol no rosto: sinais e sintomas a serem observados

Ao contrário do envelhecimento cronológico típico, determinado pela idade e pela genética, os danos causados pelo sol ocorrem quando a luz ultravioleta do sol altera permanentemente a estrutura da pele.

Esses sintomas incluem:

Rugas e linhas finas
Mudanças de longo prazo no colagénio da pele, que confere elasticidade à pele, podem ser um sintoma de danos causados pelo sol.
Essas mudanças podem incluir linhas finas, rugas e uma textura espessa da pele.
Infelizmente, a longa exposição aos raios UV envelhece prematuramente a pele e resulta na perda de colagénio e elasticidade da pele.
De facto, 90% do envelhecimento visível são causados pela exposição aos raios ultravioleta do sol.

Flacidez, pele solta
A elastina e o colagénio são duas proteínas da pele que se deterioram, não só pelo processo natural de envelhecimento, mas também por fatores externos ao longo do tempo.
Esses fatores incluem muita exposição ao sol, bem como escolhas de estilo de vida, como má nutrição, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Essa quebra na produção de colagénio e elastina causa flacidez.

Veias finas
À medida que o colagénio se deteriora, a sua frágil estrutura leva à diminuição da pressão ao redor dos vasos sanguíneos e à redução da elasticidade da pele.
Essa mudança significa que as veias são mais propensas a aparecer na superfície da pele como uma rede de linhas vermelhas, roxas e azuis que lembram uma teia de aranha.

Tez avermelhada
É possível que uma pele avermelhada seja herdada. No entanto, também pode ser causada pela exposição excessiva ao sol.
A pele avermelhada é caracterizada por uma pele que parece irregular, manchada ou com capilares rompidos.

Hiperpigmentação
Pigmentação irregular da pele (ou hiperpigmentação) é um termo amplo que se refere a um tom de pele irregular ou ao aparecimento de manchas escuras.
Com tom de pele irregular, notará que partes da pele ficaram descoloridas ou escurecidas, causadas por danos causados pelo sol ou pela genética. A pigmentação da pele pode ser categorizada como uma lesão elevada (pápula ou placa) ou uma lesão plana (mancha ou mácula).

Qualquer alteração anormal na pele é um bom motivo para consultar um médico para verificar se há sinais de cancro de pele. Uma mancha que era de cor clara quando notou pela primeira vez aos 30 anos, pode mudar de aparência mais tarde na vida. Fique de olho nessas manchas escuras e consulte seu médico se notar alterações na cor, textura, tamanho ou forma.

As manchas escuras, são outro tipo de hiperpigmentação. Parecidas com sardas ou manchas castanhas, formam-se a partir da exposição crónica à luz ultravioleta e geralmente aparecem nos braços, pernas, rosto, mãos, pescoço e decote. Diferente dos problemas de pigmentação da pele que ocorrem quando as células são danificadas, reduzindo a produção de melanina.

Como proteger sua pele dos danos causados pelo sol

Se deseja manter sua pele radiante e saudável a longo prazo, abaixo estão seis etapas que pode seguir para protegê-la.  

1. Aplique proteção solar a cada 2 horas

O FPS é uma ferramenta preventiva, deverá usá-lo e reaplicá-lo.
Reaplique um FPS de 30 ou mais uniformemente a cada duas horas, ou com mais frequência se estiver a suar, se limpar com a toalha ou se entrar em contacto com a água.

2. Limite o tempo ao ar livre e use roupas de proteção.

Restrinja o tempo ao ar livre quando o sol está no auge (geralmente das 10h às 16h).

3. Escolha um protetor solar com FPS 30 ou superior

Se reconhecer algum destes sintomas de pele danificada pelo sol, o primeiro passo que pode tomar é frear qualquer dano adicional.

Uma das fórmulas preventivas mais eficazes é o protetor solar.
Ao introduzir o FPS na rotina diária de cuidados com a pele, evita os primeiros sinais de envelhecimento e outros danos causados pelo sol com o mínimo de esforço; portanto, use regularmente um protetor solar com FPS (fator de proteção solar) de amplo espectro igual ou superior a 30.

4. Procure “Amplo espectro” no rótulo ou proteção UVA e UVB

Os raios UVA são os culpados pelos sinais de rugas e linhas finas. Em comparação, os raios UVB são responsáveis por causar queimaduras solares e cancro de pele.

5. Escolha um SPF com ingredientes hidratantes

Se tem pele seca devido à exposição ao sol, ingredientes específicos ajudarão a trazer a humidade de volta.

6. Verifique seu corpo regularmente

Sempre que sair do banho ou do chuveiro, verifique o corpo da cabeça aos pés para se familiarizar com sua pele e reconhecer se aparecem novas manchas. Fique de olho nas manchas existentes também, observando se a aparência delas se altera de alguma forma. Um lembrete de que uma mudança no tamanho, forma, cor ou borda é um sinal vermelho (ou rosa, ou castanho) que deve ser verificado pelo seu médico.

 

Precisa de mais informações sobre protetores solares ou até mesmo sobre a diferença dos protetores solares, contacte-nos!

Gostaria de ter melhores cuidados corporais e faciais nas alturas de praia, ou, gostaria de fazer os seus cosméticos para obter cuidados naturais?

 

Gostarias de saber fazer os teus próprios cosméticos? Tenho o que procuras

DaJoana Cosmética Natural