Blog

Cosméticos sem Água

Cosméticos sem Água

De certo que já todos ouvimos o termo "clean beauty". O regresso ao básico.

É uma tendência de beleza em crescimento no mundo todo graças às pessoas que procuram formas de consumo mais sustentável e ético com o meio ambiente.
A partir dessa premissa que surgiram os produtos sem água no universo da beleza. Seguindo propostas mais ecológicas e que não levam esse recurso natural na sua composição. 

Água nos cosméticos

 

A água, um dos principais ingredientes nos cosméticos.

Usada para dissolver ou até mesmo para melhorar a consistência e tornar a aplicação mais fácil sob a pele, usado em tónicos, sérum e geis. Mas alguns produtores de cósméticos usam água apenas para preencher, ou seja, para que tenha uma quantidade maior na embalagem sem precisar alterar a composição dos outros ingredientes, com isso há maior probabilidade de proliferação de bactérias e, é necessário adicionar conservantes que matam essas bactérias, o que aumenta o contacto da nossa pele com quimicos.
O produto deixa de ser natural, por ter altos produtos químicos.

Os produtos à base de água, causam ressecamento na pele e nos cabelos. Quando essa água evapora ela leva os óleos naturais e saudáveis que nosso corpo produz, que são os responsáveis pela hidratação dos nossos fios e pele.

Outro fator que torna o consumo de produtos sem água tão importante é que afetam o meio ambiente. A indústria de beleza é uma das maiores responsáveis pela produção de embalagens plásticas.

O que são cosméticos sem água?


O conceito surgiu em 2015 na Coreia do Sul. O seu propósito era garantir uma durabilidade e qualidade maior à pele e cabelo, mas hoje em dia com o crescimento do interesse em sustentabilidade e ingredientes orgânicos, esse tipo de produto está a ganhar mais espaço no mercado. 

A produção de cosméticos sem água tem crescido por todo mundo, começou com champô sólido, pela sua praticidade e pelos seus ingredientes naturais e orgânicos que são algumas das vantagens mas hoje em dia já encontramos pasta de dentes, perfume, amaciador capilar, desodorizante, hidratante e um sem numero de cosméticos.

Os produtos sem água realmente são a nova promessa. Não podemos esquecer de que a água é um recurso natural esgotável, por isso é tão importante que façamos escolhas por produtos que a utilizem menos em sua composição, além de serem benéficos para nosso corpo e meio ambiente, este tipo de produto é prático para viagens, dispensa embalagens plásticas e você irá garantir um produto que irá durar por muito tempo. 



×