Blog

Bakuchiol: o que precisa de saber sobre a alternativa natural ao retinol

Bakuchiol: o que precisa de saber sobre a alternativa natural ao retinol

Bakuchiol para acne: como ele pode ajudar a clarear a pele

Alternativa da natureza ao retinol: os benefícios do bakuchiol para pele com tendência a acne

É difícil argumentar contra os benefícios do retinol, seja para reverter os danos do sol, atenuar linhas finas e rugas ou eliminar a acne.
Melhor ainda: o retinol tem uma quantidade considerável de pesquisas para respaldar os benefícios pelos quais é conhecido.

Mesmo assim, o retinol tem seu lado negativo, principalmente quando se trata de efeitos colaterais. Descamação e queimação são quase esperados em muitos casos, e também não é recomendado para quem está grávida ou a amamentar.

Desnecessário dizer que o bakuchiol avançou como uma alternativa ao retinol - não apenas para o tratamento de rugas, mas também para a acne.

Poderia o bakuchiol ser o próximo santo Graal para a pele propensa a acne?

O que é Bakuchiol?

Encontrado nas folhas e sementes da planta Psoralea corylifolia, o bakuchiol foi recentemente relatado como uma “alternativa ao retinol”, e com todos os efeitos colaterais potenciais pelos quais o retinol é conhecido, isso o torna um item básico bem-vindo em muitas rotinas de cuidados com a pele.

Quando se trata de usar retinol, dois dos efeitos colaterais mais comuns incluem o potencial de causar desconforto e irritação. Além disso, os produtos de retinol geralmente são feitos numa fórmula relativamente instável e tendem a ter prazos de validade mais curtos.
Como resultado, especialistas científicos e profissionais de marketing têm procurado por alternativas em cuidados com a pele, há algum tempo, algo que possa fornecer os benefícios do retinol sem seus efeitos indesejáveis e de instabilidade.

O bakuchiol demonstrou eficácia em funções de cuidados com a pele que geralmente estão associadas a retinoides, como retinol, retinal e ácido Retinóico.
Tais funções incluem a eliminação da acne, o desaparecimento da hiperpigmentação e a diminuição dos sinais de envelhecimento.

Embora os resultados de um estudo conduzido pela FDA para comparar o retinol e o bakuchiol frente a frente ainda sejam antecipados, os estudos circundantes mostraram uma grande promessa.

Por exemplo, um estudo que observou uma mistura de bakuchiol, melatonina e vitamina C durante 12 semanas descobriu que os participantes tinham menos rugas, pele mais firme e uma aparência geral melhorada.

Num pequeno estudo do British Journal of Dermatology, o bakuchiol foi considerado tão eficaz quanto o retinol para atenuar linhas finas, mas com muito menos queimação e descamação.

Benefícios do bakuchiol para pele com tendência a acne

A principal fonte vegetal de Bakuchiol, Psoralea corylifolia, tem um longo histórico quando se trata de cuidados com a pele, que remonta a séculos na medicina oriental.
Na era moderna, o extrato conhecido como bakuchiol tem atraído o interesse de especialistas médicos por uma infinidade de razões.

Para começar, o bakuchiol demonstrou possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, juntamente com propriedades antibacterianas.
Esta é uma ótima notícia para o regime de cuidados com a pele, porque significa que o bakuchiol tem o potencial de proteger a pele não apenas do stress oxidativo causado pelos radicais livres, mas também da inflamação.
E como a maioria dos especialistas lhe dirá, a inflamação é uma das causas da acne.

Bakuchiol também pode ter o poder de reduzir a produção de óleo na pele.
A pele oleosa é o resultado de glândulas sebáceas na pele que produzem muito sebo (seja causada por uma reação a um produto de secagem, ou mesmo genética ou hormonas.

Embora tenha sido sugerido por alguns que o bakuchiol pode manter os níveis de óleo sob controle, muitos ingredientes podem ser usados para controlar a pele oleosa.
Também pode ajudar a esfoliar suavemente a pele para que os poros possam se desobstruir adequadamente.
Recomendamos um esfoliante enzimático, que remove suavemente a pele morta e o sebo. O óleo da árvore do chá (Tea tree) também pode fazer maravilhas para a pele oleosa, pois é anti-inflamatório e antifúngico.

O bakuchiol pode trazer benefícios para a pele com tendência a acne de várias maneiras, e melhora: pode até ajudar nas cicatrizes de acne.

No caso da acne superficial, as cicatrizes tendem a desaparecer uniformemente. Mas, no caso da acne quística, os quistos rompidos têm maior hipóteses de danificar a parede do folículo, o que pode piorar a inflamação.

Algumas pesquisas mostraram que a aplicação de bakuchiol na pele pode reduzir as lesões e melhorar a hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH). O que significa uma pele mais clara e suave em um período mais curto.

Como incorporar o Bakuchiol na rotina de cuidados com a pele

Se os benefícios do bakuchiol para a acne já parecem muito bons, vamos adicionar ainda mais boas notícias: é fácil incorporá-lo à sua rotina de cuidados com a pele!

Embora o bakuchiol tenha demonstrado causar poucos efeitos colaterais, é recomendado para todos os ativos que você começa a usar um pouco de cada vez, normalmente 1-2 vezes por semana.
Geralmente, o bakuchiol funciona melhor quando usado à noite, para ajudar na reparação da pele durante a descansa.

Embora o bakuchiol não divulgue as pesquisas que se obtém com o retinol, há evidências crescentes que apoiam seus benefícios, e isso inclui a acne.

Além de acalmar a inflamação, o bakuchiol também pode ter o poder de atenuar as cicatrizes de acne e controlar a oleosidade da pele.
O melhor de tudo é que o bakuchiol é conhecido por apresentar poucos efeitos colaterais, tornando-o fácil de incorporar à sua rotina de cuidados com a pele. Dito isto, é sempre melhor incorporar qualquer tipo de novo produto aos poucos.

 

Da Joana Cosmética Natural