Blog

Álcool Cetearílico / Cetoestearílico

Álcool Cetearílico / Cetoestearílico

Álcool Cetearílico

Se já usou loções, champô ou condicionadores, deve ter repadao que todos incluem um ingrediente chamado álcool cetearílico.

O álcool cetearílico é um ingrediente encontrado em produtos cosméticos. É uma mistura branca e cerosa de álcool cetílico e álcool estearílico, ambos álcoois gordos.
Encontrados em plantas, como coco e óleo de palma, mas também podem ser feitos em laboratório.

Usados em produtos de cuidados pessoais, principalmente loções para a pele, produtos para o cabelo e cremes, ajudam a criar cremes mais suaves, loções mais espessas e produtos de espuma mais estáveis.

Álcoois gordos, por vezes chamados de álcoois de cadeia longa por causa de sua fórmula química.
Geralmente têm um número par de átomos de carbono, com um único grupo álcool (–OH) ligado ao último carbono.

A composição química do álcool cetearílico é diferente dos álcoois mais comumente conhecidos.
No álcool cetearílico, o grupo álcool (-OH) está ligado a uma cadeia muito longa de hidrocarbonetos (gorduras) cujo recurso permite que os álcoois gordos retenham a água e proporcionam uma sensação calmante à pele.

Os ingredientes que tornam a pele macia são chamados de emolientes.
Funcionam formando uma camada oleosa na parte superior da pele para manter a humidade no interior.

O álcool cetearílico é usado para ajudar a suavizar a pele e o cabelo e para engrossar e estabilizar produtos cosméticos, como loções e produtos para o cabelo.
Como emoliente, o álcool cetearílico é considerado um ingrediente eficaz para acalmar e curar a pele seca.

Em 1988, um grupo de cientistas, verificou que os álcoois gordos, incluindo o álcool cetearílico, são seguros para uso em produtos cosméticos. Uma revisão posterior de 2005 confirmou esses resultados.
Em estudos clínicos, o álcool cetearílico não apresentou toxicidade significativa e não foi mutagénico (mutagénico é um agente químico que altera seu DNA. Alterações no DNA podem causar certas doenças, como cancro).


 

 

 

O Painel de Especialistas da Revisão de Ingredientes Cosméticos (CIR) concluiu em 1988 que os álcoois gordos, incluindo o álcool cetearílico, são seguros para uso em produtos cosméticos. Uma revisão posterior de 2005 confirmou esses resultados.

Em estudos clínicos, o álcool cetearílico não apresentou toxicidade significativa e não foi mutagénico (mutagénico é um agente químico que altera seu ADN. Alterações no ADN podem causar certas doenças, como cancro).

O álcool cetearílico é usado para ajudar a suavizar a pele e o cabelo e para engrossar e estabilizar produtos cosméticos, como loções e produtos para o cabelo. Como emoliente, o álcool cetearílico é considerado um ingrediente eficaz para acalmar e curar a pele seca.

 

 

Da Joana Cosmética Natural