Blog

7 dicas para cuidados com o cabelo

7 dicas para cuidados com o cabelo

Ninguém nega que cabelos bem cuidados, macios e brilhantes deixam uma pessoa mais bonita e aumenta a autoestima de uma pessoa.
Mas... apesar de sabermos isso, nem sempre lhes damos os cuidados diários merecidos.

Todos desejamos ter cabelos visualmente bonitos, mas a maneira que o tratamos pode não oferecer os resultados que gostaríamos.

Podemos sair do cabeleireiro lindas e maravilhosas depois de tratamentos com produtos que em minutos nos trazem uma saúde enganosa ao cabelo, juntamente com ferramentas de calor e outras estratégias que disfarçam os cabelos estragados mas na primeira lavagem em casa, tudo se altera.

Para que os cabelos fiquem realmente saudáveis, com cada fibra mais forte e resistente, precisamos praticar diariamente um conjunto de cuidados.
Mostramos algumas dicas que julgamos essenciais para que tenha cabelos realmente saudáveis!

Estas dicas são boas para TODOS os tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados, crespos, secos, oleosos, ralos, pesados, com caspas, com couro cabeludo sensível, pintados, alisados, descoloridos, com permanentes ou até rebeldes.

DICA 1 – Esfregar é agredir o cabelo

Após lavar (ou molhar) o cabelo, nunca o esfregue vigorosamente com uma toalha para remover a humidade. Em vez disso, seque suavemente o cabelo.
Melhor ainda: enrole o cabelo molhado numa toalha – estilo Hollywood – e deixe-o absorver a humidade.

Esfregar vigorosamente agride a cutícula, o que estimula as pontas duplas e a quebra do fio.

DICA 2 – Pente com dentes largos enquanto molhado - Independentemente do tipo de cabelo

Pentear o cabelo molhado requer uma atenção cuidadosa. Use um pente de dentes largos e seja sempre super gentil com o cabelo.

Se o seu cabelo estiver emaranhado, muito comprido ou muito encaracolado, certifique-se de 'apoiar' o cabelo mais perto do couro cabeludo com a outra mão enquanto passa o pente cuidadosamente pelas mechas molhadas. O cabelo molhado é mais suscetível à quebra. Portanto, deve ser tratado gentil e cuidadosamente.

DICA 3 - Cabelo Seco? Ar seco!

Antes dos secadores de cabelo existirem, ninguém em todo o planeta tinha o que conhecemos hoje como 'cabelo de palha'. Todos deixavam o cabelo secar naturalmente ao ar.

Secar o cabelo ao ar livre é a solução mais saudável. Caso não tenha possibilidade ou, não queira secar de forma natural…

  • Não comece a secar com o secador até que o cabelo esteja cerca de 75% seco,
  • Defina a temperatura para o frio.

DICA 4 - Tratamento Proativo.

Usar um bom champô natural, com o pH indicado, que tenha só surfactantes leves e boas gorduras para deixar o couro cabeludo saudável. Escolher um bom champô é ter a quantidade certa de óleo indicado para cada tipo de cabelo e, no mesmo champô ter todas as propriedades das plantas para um tratamento correto do couro cabeludo, com um pH neutro.

DICA 5 - Condicionador Natural

Usar um condicionador natural, com manteigas e óleos vegetais que nutrem e amaciam o cabelo.

Esfregue o condicionador no cabelo com ajuda das palmas das mãos, 'penteando' os cabelos com os dedos. Se tem cabelo com pontas secas, comece pelas pontas para ficar mais tempo com amaciador.

Feito regularmente, esta dica fará com que as suas madeixas fiquem com um brilho saudável e manterá o seu couro cabeludo ótimo.

A melhor parte? Pode fazer esse tratamento quantas vezes quiser.

DICA 6 - Combater a calvície

Estamos a lutar contra a calvície e queda de cabelo. Não precisamos de mais tratamentos. Se a queda de cabelo for de origem fúngica, todas estas dicas farão que tenha um couro cabeludo saudável.

Devemos massajar o couro cabeludo na lavagem para estimular. O couro cabeludo normalmente não é estimulado e por isso há que o fazer. A estimulação é a chave para o fluxo sanguíneo e a circulação. A circulação é a chave para a saúde, e a saúde é a chave para o crescimento.

Não é tanto uma questão de mover os dedos pelo couro cabeludo, mas sim mover o couro cabeludo por baixo dos dedos. Posicione as pontas dos dedos no couro cabeludo e massageie suavemente em movimentos circulares. Reposicione os dedos e continue ao redor do couro cabeludo. Basta cerca de 60 segundos. A pressão firme e suave é o segredo do sucesso.

DICA 7 – Não usar ingredientes extra

Não usar vinagre, sal, ovos e outros ingredientes que vemos em receitas na internet. Esses ingredientes ressecam tanto o cabelo quanto o couro cabeludo e não tem absolutamente nada a oferecer em termos de nutrição, causam mais danos do que benefícios. O uso de qualquer ingrediente que não seja componente de um champô ou amaciador pode alterar o pH do couro cabeludo e do cabelo. O pH estando alterado pode danificar o couro cabeludo e fragilizar o cabelo, deixando-o seco.

Portanto, para madeixas saudáveis, abandone as mezinhas caseiras.

 

 

Da Joana Cosmética Natural



×