Blog

Afinal, qual é o problema do Talco?

Afinal, qual é o problema do Talco?

Usar talco de bebé pode causar cancro?

 

O talco pode ser contaminado com amianto durante o processo de mineração porque os veios naturais de amianto podem correr através dos depósitos de talco.
Presente no talco, o amianto é cancerígeno e a alta exposição pode elevar o risco da doença.

As ligações potenciais do pó de talco com o cancro são muito debatidas.
Nas últimas décadas, vários estudos associaram o uso de pó de talco a um risco aumentado de cancro de ovário e outros tipos de cancro.

A Johnson & Johnson SABIA desde o final dos anos 1950 que o talco usado no seu icónico talco às vezes era contaminado com amianto.

Por usar talco de bebé continuamente durante décadas, e provar que essa foi a causa do cancro de ovário diagnosticado em 2007, uma norte-americana ganhou na Justiça a indemnização de cerca de 417 milhões de dólares, contra a empresa Johnson&Johnson, fabricante do produto.

Por ser exposta, continuamente, ao talco com essa substância, o cancro pode ter se desenvolvido e essa pode ter sido a causa no caso da norte-americana.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro classificou o talco contaminado com amianto como cancerígeno para os seres humanos.
Estudos demonstraram que o pó de talco contaminado com amianto pode causar cancro como ovário, pulmão e mesotelioma.
A IARC não confirmou que o talco sem amianto é cancerígeno para os seres humanos.

Os resultados do estudo são mistos, e a comunidade médica ainda não disse se talco causa cancro. Mas é importante que os consumidores estejam cientes dos riscos potenciais de cancro.

O que é pó de talco?

O pó de talco é feito de talco, um mineral natural extraído de depósitos rochosos.
O talco é o mineral mais macio conhecido. Silicato de magnésio hidratado é o seu nome químico.
Quando moído, o talco cria um pó macio e sedoso que absorve a humidade, reduz os odores e diminui o atrito. Essas propriedades tornam-no num ingrediente ideal para talco de bebé, desodorantes, maquilhagens e centenas de outros produtos de consumo.

O talco é tóxico?

Apesar de sua imagem saudável e uso generalizado, o talco não é totalmente benigno.
Cancros pequenos são particularmente vulneráveis aos efeitos tóxicos do pó de talco.
O pó de talco pode causar danos significativos se for ingerido ou inalado.
A inalação de talco pode causar tosse, dor no peito e dificuldade para respirar.
Embora raro, o envenenamento por talco pode ser fatal.

Devido a esses riscos, a Johnson & Johnson inclui um aviso em seu talco para cancros. Diz para manter o pó longe do rosto das crianças para “evitar a inalação”.
Mas alguns consumidores estão a pedir à empresa que coloque uma etiqueta de advertência extra no pó, alegando que o uso prolongado de talco causa cancro.

Durante décadas, a J&J manteve essa contaminação em segredo do público e dos reguladores.
Em maio de 2020, a J&J anunciou que pararia de vender seu talco nos Estados Unidos e no Canadá, mas continuaria a vender nos restantes países.

Só em agosto de 2022 é que a Johnson & Johnson anuncia que descontinuará pó de talco globalmente em 2023

Enquanto a empresa continua a negar qualquer irregularidade, defendendo a segurança de seu produto, anuncia que passará a usar amido de milho, e não talco, em todo o talco à venda em todo o mundo.

 

Da Joana Cosmética Natural