
Sol e o envelhecimento da pele
Quando pensamos em proteção solar, a nossa principal preocupação é o rosto mas, o rosto, o pescoço e as mãos são as partes do corpo mais afetadas pelo sol excessivo.
Essas áreas mostram os primeiros sinais de envelhecimento prematuro.
Sol e o envelhecimento da pele
O verão chegou e é hora de cuidar redobradamente da saúde da sua pele.
Sabemos que prestar atenção pode ser um mais difícil nesta época do ano em que passamos mais tempo ao ar livre. Porém, atenção: a exposição ao sol pode afetar a aparência da pele.
Os principais problemas causados pelo excesso de sol são: queimaduras e envelhecimento precoce, acne, alergias, manchas e até cancro.
O sol é, sem dúvida, uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, que se manifesta por linhas finas, rugas, manchas e flacidez.
A radiação UV promove o stress oxidativo e consequentemente, a produção de radicais livres (moléculas instáveis que danificam as células saudáveis da pele), aumenta, contribuindo para o aparecimento de linhas finas, rugas e manchas.
A pele também pode ficar seca após exposição excessiva ao sol como resposta a danos. e isso acontece porque os raios UV fazem com que a pele perca a humidade, que fica nas camadas externas da pele, que fica mais propensa ao ressecamento.
Além disso, a perda de humidade também contribui para a formação e aparecimento de rugas.
Deve ter notado que os primeiros sinais de envelhecimento da pele costumam aparecer nas mãos. Isso porque a área costuma ser negligenciada durante as manutenções diárias e está sempre aberta a fatores externos que aceleram o processo.
É possível notar o aparecimento de vários tipos de manchas, rugas finas, veias visíveis, além do enfraquecimento, sinais típicos do envelhecimento.
Certos fatores podem contribuir para o envelhecimento das mãos. Uma delas é a exposição contínua ao sol sem proteção na área há anos, que causa manchas devido ao efeito cumulativo do sol na pele.
A pele do pescoço, assim como a pele das mãos, é uma das mais sensíveis e bastante expostas. Além disso, a área é muito fina, com apenas cerca de 2 mm de espessura, por isso é mais seca.
Ao contrário da pele do rosto, a área do pescoço tem menos glândulas sebáceas, o que reduz a capacidade da área de se manter hidratada.
Marcas verticais geralmente são visíveis na área, que se transformam em linhas profundas com o tempo.
Como prevenir e tratar o problema
O protetor solar ainda é a melhor prevenção e também o melhor tratamento para o envelhecimento da pele, usar um protetor solar que proteja contra todos os tipos de raios UV, reaplicar o produto ao longo do dia e na quantidade recomendada é a melhor forma de combatê-lo.
Relembramos ainda que as radiações visível/azul e infravermelha provocam danos irreversíveis na pele.
Veja se o protetor solar que escolheu é seguro para a saúde e se não agride o meio ambiente.
Além da ajuda do protetor solar, existem alguns produtos especiais que retardam o envelhecimento da pele do corpo, e também previnem possíveis danos causados pelo sol, alguns nutrientes, como antioxidantes.
O uso diário de protetor solar e a reaplicação na quantidade certa são importantes para prevenir o envelhecimento precoce e o ressecamento da pele.
E lembre-se sempre de consultar um dermatologista.
Da Joana Cosmética Natural