Blog

Salve Ralph

Salve Ralph

Salve Ralph

Save Ralph ou em português Salve o Ralph, é uma curta-metragem de animação.

Conta a história de Ralph, um coelho como tantos outros que, tal como explica, nasceu com um único propósito, o ser usado para testes em animais. Seus pais já tinham nascido com esse fim tal como toda a sua familia.

Esta curta metragem foi divulgada na página oficial da Humane Society International.

Esta organização americana, trabalha desde 1991 em prol dos direitos dos animais e que pretende acabar com as más-práticas contra os animais em todo o mundo, uniu-se a várias personalidades de renome. Taika Waititi, realizador, ator e vencedor do Óscar (Jojo Rabbit), dá a voz a Ralph, um dos milhares de coelhos que, diariamente, são utilizados para testes em animais.

A curta metragem em formato stop motion de quatro minutos foi criada como parte da campanha #SaveRalph da Humane Society International, que pretende banir os testes em animais em todo o mundo, uma prática que, segundo os dados divulgados pela organização, ainda é legal em quatro de cada cinco países no mundo.

Estes testes, envolvem submeter animais a várias práticas, como obrigar animais a engolirem uma grande quantidade de produtos químicos para determinar a dose que pode provocar a sua morte. No filme, podemos ver algumas dessas práticas.

“O Ralph é usado num teste cruel, desenvolvido há mais de 70 anos para avaliar as irritação que um químico pode provocar nos olhos e na pele, e onde não há alívio da dor”, escreve a organização. “Hoje em dia, o teste ainda é usado em alguns países, apesar de já existirem outras formas de fazer este teste, que provaram ser mais eficazes do que os testes em animais como os coelhos para garantir a segurança dos cosméticos.”

Atualmente, e desde 2013, a União Europeia não permite que sejam comercializados quaisquer cosméticos onde, durante o processo de produção, tenham sido feitos testes em animais. O que acontece é que várias marcas de grandes grupos de cosmética são forçadas a proceder a esta prática, especialmente as que pretendem ter os seus produtos à venda no mercado chinês, onde os testes em animais são obrigatórios. É contra isso mesmo que a HSI está a tentar lutar desde a sua fundação e que desenvolve campanhas como a #SaveRalph.

Além da curta metragem, a HSI lançou também uma petição através do seu site oficial que qualquer pessoa pode assinar. Posteriormente, as assinaturas serão entregues a vários governos, empresas e cientistas de países como o Brasil, Canadá, Chile, México e até mesmo na Europa, de forma a que todos possam fazer um esforço conjunto para acabar com os testes em animais. Pode assinar a petição no site da Humane Society International.

 

Podes ver aqui:



 

 




×