Blog

Queda de Cabelo

Queda de Cabelo

Por que há pessoas com queda de cabelo?


Existe de 100 a 150 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Parte desse cabelo está a crescer, parte desse cabelo está a cair e parte desse cabelo está estável.

No mesmo centímetro quadrado existe um fio que está a nascer, um que está a morrer e um que está estável. Por isso, quando há queda de cabelo, geralmente não se vê aquelas clareiras.

 

O cabelo cresce em 3 fases

A fase mais importante é a fase anágena, que é uma fase que dura de dois até sete anos, na qual o cabelo ganha comprimento, crescendo 0.4 centimetros por dia, espessura e pigmento.

As pessoas que possuem a fase anágena longa, têm cabelos mais longos e volumosos.

Quem tem fase anágena curta não consegue cabelos fortes, grossos e com muito volume, pode trocar o fio de cabelo a cada dois anos. Isso pode ser uma questão genética e não patológica.

Quando se deseja combater a alopecia, o foco do dermatologista, é aumentar a duração da fase anágena e deixar o cabelo mais tempo nessa fase, para que fique mais grosso e mais comprido.

A segunda fase é uma fase catágena e não tem muita importância, é uma fase que vai durar de dois a três meses, onde o cabelo vai ter um repouso relativo, para de ter atividade metabólica e começa a querer desprender-se da raiz, mas ainda não soltou da haste.

A terceira fase é a fase telógena. Quando o cabelo cai. Essa fase dura cerca de três semanas, e é quando o cabelo começa a ter rutura com o couro cabeludo e começa a cair.

Todos os dias temos cabelo que está a crescer e a cair. Podemos perder cerca de 100 fios por dia.

Não devemos esquecer que o fio sai quando é escovado, logo, se passamos dias sem escovar o cabelo, quando o escovamos vão aparecer mais cabelos do que se fosse escovado diariamente.

Quando temos queda exagerada de cabelo significa que essa fase está acelerada por algum motivo e o corpo começa a dar sinal de que alguma coisa está mal e o médico/dermatologista tem de saber interpretar.

Há estudos que demonstram a eficácia de óleo essencial de alecrim na ativação da circulação sanguínea quando estimulado no couro cabeludo.

Não devemos esquecer que deve-se lavar com frequência e corretamente o cabelo uma vez que o sebo desregula a microbiota e consequentemente há queda de cabelo.

 

Da Joana Cosmética Natural



×