Blog

Perfume Sólido

Perfume Sólido

O que são os perfumes sólidos?

Os perfumes sólidos, ou “solid perfume”, aparecem como fragrâncias famosas, concentradas em embalagens compactas.
A aplicação é extremamente simples, basta tirar um bocadinho com a ponta dos dedos, e então espalhar nos pontos indicados para prolongar a fragrância.

As fragrâncias concentradas dos perfumes sólidos são de produção artesanal, elaborados com cera, manteigas e óleos vegetais e óleos essenciais. Os óleos essesnciais, estão numa concentração maior do que estamos habituados nos restantes produtos sólidos conhecidos, o que torna tudo num toque macio e um perfume leve.

A sua alta concentração permite uma aplicação mais leve em pontos estratégicos. Uma boa dica é aplicar o perfume no pescoço, pulso, colo e atrás das orelhas. Dessa forma, o aroma poderá difundir melhor e manter o efeito da primeira aplicação, normalmente a versão líquida.

A História mostra-nos que já existia perfume na altura dos faraós. Nessa altura utilizavam pomadas em forma de cera, enriquecidas com extratos naturais que, além de hidratar a pele, deixavam-na delicadamente perfumada.

Entretanto a perfumaria fez grandes avanços e apesar das fragrâncias se terem modernizado e se terem tornado líquidas, o perfume sólido perdurou com o tempo e pode se tornar uma alternativa ecológica atualmente.

Muito populares nos Estados Unidos, os perfumes sólidos,começam a ser procurados na Europa e já há procura em Portugal. E como há procura, existe já perfumes sólidos produzidos por grandes marcas perfumeiras como Estée Lauder e Marc Jacobs.

 

Mas por que preferir o perfume sólido ao tradicional perfume em spray a que estamos acostumados?

Em primeiro lugar, os perfumes sólidos são feitos com ingredientes naturais e duram muito tempo,  uma vez que não tem doseador evita dispersões desnecessárias do aroma no ambiente, o que permite concentrar o produto apenas em áreas precisas do corpo.
Além disso, não contém álcool e, portanto, não irrita a pele.

Como são feitos os perfumes sólidos?

Por ser feito apenas com ingredientes naturais, é perfeito para todos os tipos de pele, mesmo as mais delicadas.
Uma das dicas dos especialistas para fazer uma fragrância sólida durar mais é hidratar a pele antes da aplicação e não a deixar secar completamente, assim não só perfuma, mas também hidrata a pele.

Quais são os benefícios dos perfumes sólidos?

O facto de não manchar a roupa e aguentar temperaturas até 55ºC antes de derreter, faz com que possa ser transportado para qualquer lugar!
Compacto e muito confortávelde transportar, o perfume sólido é perfeito para levar sempre na bolsa.
Uma aplicação apenas, para durar várias horas sem deixar aquele rastro irritante que sentimos nas outras pessoas, contrariamente aos tradicionais.
Por não ser um líquido, o perfume sólido também é perfeito para viagens aéreas, já que pode ser levado confortavelmente na bagagem de mão sem a preocupação da regra dos 100ml de líquido.

Outro dos grandes benefícios do produto é sua versatilidade.
As embalagens de perfume tradicional podem ser frágeis e difíceis de transportar no dia a dia devido ao vidro se tornar um empecilho, tal como o formato e tamanho.
Neste sentido, os perfumes sólidos surgem como um facilitador do problema, já que suas versões em lata ou em caixa compacta podem ser carregados em qualquer bolsa e para todo o lado uma vez que as embalagens são extremamente resistentes.

Outro ponto é o facto de ser sólido e como tal não tem água como ingrediente, a embalagem não contém plástico, são feitos com ingredientes naturais, logo não tem ingredientes sintéticos e repeita o aombiente e os animais.

 

Da Joana Cosmética Natural