Blog

Como cuidar da pele sensivel

Como cuidar da pele sensivel

A sua pele costuma ficar irritada?
Propensa a vermelhidão ou erupções cutâneas?
Nesse caso, é provável que você tenha pele sensível.

A pele sensível costuma ser difícil de lidar, especialmente quando consideramos a hiperconsciência e a vigilância necessárias para garantir que os produtos e as condições a que submetemos a pele não acabem a piorar a dor e a irritação.

 

Compreendendo a pele sensível

A pele sensível é muitas vezes definida como a pele reativa aos agressores. Esses agressores podem ser fatores externos, como clima e produtos agressivos para a pele, ou fatores internos, como alergénios, hormonas ou condições médicas. Esses fatores geralmente podem resultar em pele avermelhada, com comichão ou, em alguns casos, apenas sensação de desconforto com a pele.

Se tem uma pele extremamente sensível e frequentemente dorida e irritada, é uma boa ideia consultar um médico para que possam identificar as causas ou alguns tratamentos que ajudarão.
Em alguns casos, são necessários certos medicamentos para acalmar a pele, no entanto, na maioria das vezes, poderá acalmar e tratar a pele em casa, adaptando sua rotina de cuidados com a pele e aproveitando o tempo para aprender quais produtos são suaves o suficiente para funcionar na pele.

A pele sensível é um problema comum entre todos os tipos de pele e idades.

Como saber se tem pele sensível

Podemos perguntar-nos 'Eu tenho pele sensível?'
Existem muitos tipos diferentes de pele sensível e uma grande variedade de sinais e sintomas para acompanhá-los, no entanto, existem alguns sinais comuns que indicam que podemos estar a lidar com pele sensível.

Alguns desses sintomas comuns incluem:
Irritação, manchas e vermelhidão na pele após o uso de novos produtos
Sensação de ardor no rosto ao lavá-lo ou, exposto ao vento gelado ou a outras condições climáticas.

Se a pele costuma desenvolver erupções cutâneas ou ficar desconfortável e dorida quando é apresentada a condições adversas, é provável que tenha pele sensível.

O que causa a pele sensível?

Há muitas coisas que podem causar ou resultar em pele sensível.

Aqui estão alguns dos mais comuns:

- Pele Seca:
A pele extremamente seca muitas vezes pode dar lugar a sensibilidades cutâneas. Quando sua pele perde muita água e óleo, seca.
Pode começar a rachar e escamar. Isso pode tornar a pele incrivelmente sensível a certas condições e ingredientes agressivos.

- Rosácea:
A rosácea é uma condição comum da pele, muitas vezes caracterizada precocemente por rubor ou rubor facial. Esta condição muitas vezes pode tornar a pele sensível e, em alguns casos, pode causar sensações picadas no rosto.

- Stress:
O stress pode afetar sua pele de várias maneiras.
Uma delas é que pode afetar os níveis hormonais na pele e agravar qualquer sensibilidade existente. Também pode afetar a eficácia da rotina de cuidados com a pele, desde interromper sua rotina por esquecimento ou cansaço até afetar a maneira como a pele reage aos produtos.

- Alergias:
Se acredita que a pele é extremamente sensível, poderá ser alérgico a um ingrediente comum usado na rotina de cuidados com a pele.
O que está a interpretar como sensibilidade pode ser uma reação alérgica.
Se sente que já tentou de tudo e não consegue fazer com que a pele reaja bem ou se a pele parece acalmar quando não está a usar nenhum produto, pode valer a pena fazer o teste de alergias comuns, para tentar compreender melhor a pele, reconhecer e evitar quaisquer ingredientes que não goste.

A rosácea pode muitas vezes ser confundida com acne ou vermelhidão natural, no início.

Se tem ou suspeita que pode ter pele sensível, é importante usar produtos o mais suaves possível.

O primeiro passo

É limpar e tonificar o rosto. Isso garantirá que seu rosto esteja limpo de quaisquer produtos ou ingredientes residuais que possam estar irritando sua pele.

Depois de limpar, deverá usar um tónico para acalmar a pele irritada.

Passo dois:

Um sérum é uma adição fantástica a qualquer rotina de cuidados com a pele, especialmente quando a pele está limpa, a fim de adicionar mais humidade e ingredientes calmantes de volta aos poros agora abertos.

Passo três:

Talvez o passo mais comum em qualquer rotina de cuidados com a pele - hidratante ou creme facial.
É importante alimentar a humidade da pele e os hidratantes são a maneira mais eficaz, uma vez que fornecem uma ótima base se usar maquiagem.

 

No corpo…

Se tem, ou suspeita que tem, pele sensível no rosto, é provável que também tenha pele sensível em outros lugares. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano. Mudar os produtos de banho pode ajudar a acalmar e ajudar seu corpo também!

Se acha que trocar de sabonete não faz diferença porque já o fez e continua com a pele sensível, lembre-se que a função do champô é lavar pele, couro cabeludo é pele.
Se resulta na cabeça, vai resultar no corpo.

Pode valer a pena trocar de champô e amaciador.

O contrário, também é válido.

Por mais que o cuidado com o cabelo esteja a funcionar, deve ter em mente que tudo o que coloca no cabelo inevitavelmente cai para o corpo, e cobre a pele.
Alguns dos produtos e ingredientes do champô, embora possam funcionar maravilhosamente bem com o cabelo, podem estar a causar ressecamento, comichão ou outros problemas de pele que está a enfrentar.

Cuidar da pele sensível às vezes pode parecer um desafio, evitar certos agressores e encontrar produtos e ingredientes que funcionem com a pele para deixá-la saudável, nutrida e calma pode ser difícil.
Explorar o que a pele gosta ou não, garantir que está a usar uma rotina saudável de cuidados com a pele de produtos naturais, poderá ter certeza que está a dar à pele o cuidado e a nutrição de que ela precisa e merece.

 

Da Joana Cosmética Natural