Blog

Como cuidar a pele na transição para a primavera

Como cuidar a pele na transição para a primavera

Olá primavera!

Com a mudança das estações surgem novos problemas de cuidados com a pele. Mas podemos preparar-nos para essa transição e experimentar várias formas de nos adaptarmos.
Como a primavera está a chegar, podemos começar a sentir uma leveza de espírito, com a promessa de dias mais longos e quentes no horizonte. Ocorrerão outras mudanças pelas quais podemos não estar tão ansiosos, por exemplo, novos problemas de cuidados com a pele.

Antes de explicar como podemos ajustar a nossa rotina de cuidados com a pele, devemos entender o que significa o termo 'cuidados com a pele'.

Para manter uma pele saudável e livre de quaisquer problemas de pele, é necessária uma rotina regular e consistente, que consiste em lavar e aplicar um tratamento nutritivo na pele. Essa prática é conhecida como cuidados com a pele.

A natureza da rotina de cuidados com a pele, ou seja, o tipo de produtos que usamos e a frequência, dependerá do tipo de pele e das condições de pele que estamos propensos a experimentar.

Por exemplo, se temos pele seca, teremos diferentes problemas de pele em comparação com alguém que tem pele oleosa e, portanto, precisaremos de diferentes produtos para a pele.

Problemas de pele mais comuns na primavera

Acne

A acne é uma condição comum na qual aparecem manchas no rosto e no corpo devido à pele oleosa e à acumulação de células mortas da pele. Essas manchas podem ser exacerbadas quando suamos com mais frequência, o que provavelmente acontece quando a temperatura sobe e começamos a passar mais tempo ao ar livre.

Pele seca

Quando a pele começa a perder água muito rapidamente devido ao excesso de suor causado pelo aumento das temperaturas, podem ocorrer manchas secas e ásperas.
Além disso, as protuberâncias vermelhas e brancas na pele provavelmente aparecerão quando houver uma mudança na humidade.
Independentemente de a humidade aumentar ou diminuir, isso pode irritar sua pele.

Erupção cutânea

Depois de vários meses de temperaturas frias, chuva e vento, os dias começarem a ficar mais quentes, isso certamente terá algum efeito na pele. Uma erupção cutânea é um conjunto de pequenas protuberâncias que aparecem na pele quando esta fica inflamada depois da pele ter sido exposta à luz solar.
A gravidade da erupção dependerá de quão sensível somos é à luz solar.

Estas são apenas algumas das condições de pele que podem ocorrer na transição entre o inverno e a primavera.

Vejamos agora como nos podemos adaptar, à rotina de cuidados com a pele, para ajudar a evitar ou eliminar quaisquer problemas de pele, para que possamos ter uma pele mais saudável e com aparência mais feliz.

Ajustando a rotina de cuidados com a pele para a primavera

#1 Avalie a rotina atual de cuidados com a pele

Verifique se seus produtos para a pele estão dentro da data de validade. Um produto fora da validade pode dar problemas de pele por já não ter conservante e começar a criar bactérias.

Substitua-os por produtos para a pele da primavera (preferencialmente por produtos o mais naturais possível)

#2 Proteja a pele dos danos causados pelo sol

À medida que o tempo vai ficando mais quente, deve optar por um hidratante diário que proteja a pele do sol.

Por exemplo, considere escolher um hidratante com cor que tenha um nível de proteção de pelo menos FPS 30.

Nota: SPF significa fator de proteção solar e o número indica quanto tempo levaria para a pele ficar vermelha devido à radiação ultravioleta do sol. Portanto, se aplicou um hidratante FPS 30, a pele deve demorar até 30 vezes mais para queimar.

Aplicar protetor solar na pele é um passo importante na sua rotina de cuidados com a pele e não deve ser esquecido. Se o fizer, é mais provável que tenha rugas e manchas.

Idealmente, qualquer proteção solar deve ser aplicada 30 minutos antes de sair para garantir que penetre na pele.

#3 Hidrate a pele

Para que a pele pareça rejuvenescida e macia, ela precisa permanecer hidratada. É por isso que a etapa de hidratação da sua rotina de cuidados com a pele é extremamente importante, assim como os líquidos que você consome.

Deve beber bastantes líquidos ao longo do dia (dizem que o ideal será 2 litros de água). Quanto mais água melhor!
Isso ajudará a evitar que a pele fique seca e escamada.

Também pode ser benéfico na primavera incluir um intensificador de cuidados com a pele na rotina de cuidados com a pele, que consiste num ingrediente altamente concentrado para tratar de um problema específico.

#4 Esfoliação é a chave

As células mortas da pele podem obstruir os poros, o que pode levar a vários problemas de pele, e é por isso que a esfoliação regular da pele é necessária.

O ideal é optar por um esfoliante suave para a pele. Isso ocorre porque, se exagerar nesta etapa da rotina de cuidados com a pele, esfregando com muita força ou usar produtos que incluam produtos químicos agressivos, pode agravar ou avermelhar sua pele. (Fazemos um sabonete com aveia que para além de limpar, faz uma esfoliação suave, fale connosco sobre isto!)

#5 Troque de hidratante

Assim que os dias começarem a ficar consistentemente mais quentes, deve passar a usar um hidratante mais leve.

O hidratante pesado que pode ter usado no inverno provavelmente deixará sua pele oleosa durante a primavera e o verão. (Entre em contacto connosco porque fazemos um creme hidratante leve, com óleo de semente de uva, maravilhoso, com que reduz a perda de água e com ácido hialurónico que nos dá uma hidratação profunda).

Quando a pele está hidratada, reduz o aparecimento de linhas finas e rugas, ajudando a obter uma tez mais brilhante e jovem.

#6 Escolha um creme de limpeza com inteligência

Um bom creme de limpeza, ajuda a remover toda a sujidade, hidrata e acalma a pele.

Um creme mais leve, suave e natural removerá toda a sujidade e óleo que possa ter se acumulado na pele durante a noite, mas não removerá a oleosidade natural da pele. Por exemplo, o sebo, que é o óleo produzido pela pele, é um hidratante natural que ajuda a manter a pele macia e suave.

Por outro lado, depois de passar um dia ao ar livre em dias quentes, é provável que ocorra um acúmulo excessivo de sujidade e a pele fique seca, por isso um creme de limpeza hidratante é a melhor escolha de produto para as noites.

Espero que essas dicas ajudem a preparar para a primavera, reduzindo a probabilidade de ocorrência de problemas de pele.

 

Da Joana Cosmética Natural