Blog

Óleo facial

Óleo facial

O guia para óleos faciais

Óleos faciais são a nova tendência em cosmética.
Aplicar óleos no rosto para nutrir a pele é uma prática egípcia antiga em que costumavam usar óleo de Acácia no rosto por seus inúmeros benefícios.

O uso de óleos faciais, sempre teve um certo estigma.
Crescemos a pensar que aplicar óleo no rosto só traria maus resultados, muito pela falta de informação sobre cuidados com a pele, já que não havia ninguém para nos dizer que o óleo facial não funciona como o óleo normal.

Bons óleos faciais são absorvidos pela pele, rapidamente, sem deixar algum resíduo gorduroso.

O que são óleos faciais?

De todas as coisas que usamos para melhorar nossa pele, especialmente durante a adolescência, o óleo nunca funcionou.

Na realidade, há duas décadas, os cuidados com a pele não eram o que são hoje.

Um desses produtos que mudou foi o “óleo". De origem natural, ficou mais refinado ao longo do tempo, fazendo com que agora existam óleos específicos, disponíveis que são adequados a qualquer tipo de pele.

Quais são os benefícios dos óleos faciais?

A principal função dos óleos faciais é hidratar a pele, no entanto, e assegurar-nos de serem apenas óleos faciais feitos de fonte natural e não sintéticos. Os óleos faciais naturais são óleos puros que geralmente vêm de um ingrediente principal, como amêndoa, coco, tea tree ou Argan.

Podemos usar óleo de um único ingrediente ou, podemos misturar alguns óleos para criar uma mistura perfeita.

Para reduzir rugas

Nenhuma pele está a salvo dos raios ultravioleta e dos danos causados pelos radicais livres.Alguns óleos têm antioxidantes que mantêm os primeiros sinais de envelhecimento longe de sua pele.

O óleo de semente de uva melhora as linhas finas e rugas. Pessoas com pele oleosa podem usar o óleo de semente de uva, pois não é gorduroso e é leve.

Nada hidrata melhor a pele seca que o óleo

A perda da humidade da pele é um fenômeno natural, por isso é recomendável começar a hidratar a pele externamente por meio de soros e cremes.
A maioria dos cremes hidratantes desempenha a sua função,   hidratando a camada superior da pele, mas os óleos faciais vão além. Além de hidratar a pele, os óleos também criam uma barreira protetora que não deixa a humidade sair.

Protetor de pele de primeira linha

Os óleos são lipofílicos, o que significa que podem penetrar profundamente na pele, ajudando a criar uma camada espessa entre a pele e os poluentes externos como a poluição.
Esses óleos também nutrem e fortalecem a pele para que ela não se rompa facilmente.

Substituto para primers de maquiagem

O óleo de absorção rápida também pode ser usado como primer básico., bastando aplicar a quantidade de óleo do tamanho de uma ervilha e aplicar no rosto antes de aplicar a base. Irá suavizar rapidamente a sua pele e até mesmo apagar algumas manchas.

Diminuir poros dilatados

Uma das maiores razões para os poros dilatados é a falta de limpeza. Quando os óleos entram nesses poros, eles suavizam a impureza e a sujidade. Depois disso, fica mais fácil de limpar e os poros parecem menores. Quando a pele está limpa, os poros não parecem tão percetíveis.

Acalmar a pele irritada e borbulhas

A maioria dos óleos tem propriedades anti-inflamatórias, por esse motivo, a pele irritada com borbulhas e “espinhas” pode ser beneficiada com o uso dos óleos faciais. O óleo de Tea Tree (melaleuca) é mais conhecido por limpar as bactérias da pele, o que reduz as marcas de acne rapidamente.

Quem deve e quem não deve usar óleos faciais?

Antigamente os óleos faciais não eram considerados para todos, mas agora as coisas mudaram. Hoje sabemos que cada tipo de pele tem um óleo facial adequado. Até quem tem uma condição de pele extrema, como dermatite ou rosácea, ao consultar o dermatologista, este vai aconselhar um óleo.

 

Pele Seca e Desidratada

Deverá usar óleos ricos em ômega-3 e ácidos gordos, como Coco, Rosa Mosqueta, Abissínio, Marula e óleo de Moringa.

Envelhecimento da pele

Experimente o óleo de açaí, borragem ou Argan.

Pele oleosa ou propensa a acne

Usar semente de abóbora ou óleo de semente de uva para uso regular. Para remover especificamente a acne, use tea tree ou óleo de cominho preto.

Pele sensível

Usar óleo de ingrediente único, por exemplo, esqualeno (derivado do azeite) e evite misturas.

 

Como adicionar óleos faciais à sua rotina de cuidados com a pele?

Os óleos faciais devem ser o produto final na rotina de cuidados noturnos ou diurnos.

As texturas espessas dos óleos faciais retêm qualquer produto que tenha sido aplicado antes. Qualquer sérum ou creme que seja aplicado após o óleo facial não será eficaz para a pele.

Devemos usar óleo para o rosto somente quando terminar com todos os outros produtos, como creme de limpeza, toner, sérum e hidratante.

Basta colocar 3 a 4 gotas pequenas do óleo na palma da mão e massajar suavemente no rosto e pescoço.Lembre-se de que o óleo deverá ser aquecido na palma das mão e massajado para que não  fique só na parte superior da pele, o objetivo é que ele entre na parte interna da pele.

Como escolher o óleo ideal para a pele oleosa?

O primeiro passo ao escolher o óleo, é observar qual seu acabamento. Existem óleos com toque seco, que são completamente absorvidos pela pele, sendo uma boa opção para as peles oleosas porque, em geral, quem tem pele oleosa, não gosta de produtos mais “pegajosos”.

O óleo semente de uva, funciona como um adstringente natural e é muito bom para quem já tem oleosidade em excesso.
O de  jojoba também é ótima opção porque ajuda a controlar o sebo da acne e também ajuda na cicatrização das lesões.
Os óleos essenciais de melaleuca e alecrim têm propriedades antissépticas similares.

Uma mistura de óleo de semente de uva, groselha negra enriquecido com Vitamina E e óleos essenciais de alecrim e lavanda, é o melhor para manter a pele hidratada por muito tempo.
Uma incrível mistura de óleos clareadores e antioxidantes antienvelhecimento, por isso é adequado para todos os tipos de pele.

O óleo de semente de uva desobstrui e fecha os poros, a groselha negra enriquece a pele com nutrientes para prevenir os sinais de envelhecimento, a vitamina E restaura e protege contra os danos dos radicais livres. óleo essencial de alecrim atua como antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório e conservante, óleo essencial de lavanda combate a acne e reduz as cicatrizes.

Óleo de Argan

Nos óleos faciais, o óleo de Argan ocupa uma posição especial, pois é enriquecido com tudo o que pode transformar maravilhosamente sua pele. Possui Vitamina E, fenóis, carotenos, esqualeno e ácidos gordos essenciais, basicamente tudo o que vai acabar com sua busca por um óleo perfeito.
Para tipos de pele normal, mista e seca. Os nutrientes restauradores do óleo de argan são benéficos para aplicação em todo o corpo, incluindo rosto, ao redor dos olhos, decote, mãos e até mesmo no cabelo.

Óleo de Rosa Mosqueta para todos os tipos de pele

É rico em vitaminas e ácidos gordos de ômega, para nutrir profundamente a pele e o cabelo. Este óleo prensado a frio oferece potência máxima para atingir efetivamente linhas finas, perda de elasticidade e manchas. Os ácidos gordos essenciais do óleo de rosa mosqueta renovam o folículo piloso para estimular um crescimento saudável e lustroso. Seja pele saudável ou cabelo brilhante, conseguimos obter ambos com óleo de rosa mosqueta. As vitaminas e os ácidos gordos do óleo de rosa mosqueta garantem que não tenha que se preocupar com linhas finas ou queda de cabelo novamente.

Para tipos de pele normal e seca

Deverá ser usado um óleo facial concentrado e leve com potentes antioxidantes para promover a elasticidade e flexibilidade da pele, ao mesmo tempo em que diminui a aparência de linhas finas e rugas. Com óleo de semente de romã que combate o envelhecimento e repara a pele seca, extrato de Goji que clareia e tonifica, protege contra danos UV, promove colagénio, Vitamina E que restaura e protege contra os danos dos radicais livres, óleo de açaí com antioxidantes e óleo de Espinheiro Maritimo que cura e condiciona.

O óleo de marula para pele normal e seca, fornece humidade para pele e cabelo. Os ácidos oleico e linoleico no óleo de marula dão suporte a madeixas macias e brilhantes. As vitaminas E e C rejuvenescem a pele para um brilho jovem e flexível.

Peles secas, danificadas ou maduras

Um óleo facial leve e não oleoso com potentes antioxidantes para promover a elasticidade e flexibilidade da pele, ao mesmo tempo em que diminui a aparência de linhas finas e rugas poderá ser conseguido com os óleos das sementes de superfrutas de açaí e bagas de goji que são prensadas a frio para reter a concentração máxima de nutrientes, para benefícios reparadores e protetores. É ótimo para aumentar a elasticidade da pele e um brilho jovem. 

 

Da Joana Cosmética Natural