Blog

Por que o cabelo não cresce?

Por que o cabelo não cresce?

O Tempo que os fios de cabelo permanecem na nossa cabeça, definem quão comprido um cabelo pode ser.

Mas ... Por que o cabelo não cresce?

O ciclo entre o nascimento e a queda do fio chama-se fase a anágena. É a fase mais importante. Dura de dois até sete anos, na qual o cabelo vai ganhar comprimento, espessura e pigmento.

Pessoas que possuem essa fase longa, possuem cabelos mais longos e volumosos, já quem tem fase anágena curta não consegue. Com dois anos, já está a trocar o fio e, isso pode ser uma questão genética e não patológica.

O seu cabelo não passa dos ombros. A duração da fase Anágena é genética!

E tem como mudar isso?

Se tem o couro cabeludo saudável, sem quebra ou queda dos fios, faz exames clínicos regularmente e tem com uma alimentação saudável … já está a fazer o possível para atingir o tamanho máximo dos seus fios de cabelo.

O crescimento do fio: é assincrónico. Existem de 100 a 150 mil fios de cabelo no couro cabeludo, parte desse cabelo está crescendo, parte desse cabelo está morrendo e parte desse cabelo está estável. No mesmo centímetro quadrado existe um fio que está nascendo, um que está morrendo e um que está estável. Por isso, quando há queda de cabelo, geralmente não se vê aquelas clareiras, porque ele perde de uma maneira generalizada.

 

Quando a se tem queda de cabelo ou essa fase está acelerada por algum motivo, é o seu corpo dando sinal que tem algo errado e o seu médico/ dermatologista tem que saber interpretar.

Não se deixe enganar com produtos milagrosos!

A genética influencia todos os elementos do corpo e o cabelo não foge desse padrão.
É muito comum que uma pessoa com dificuldade no crescimento capilar tenha familiares com o mesmo problema.

Manter uma boa alimentação é essencial para o bom funcionamento do corpo como um todo, inclusive do cabelo. Dietas pobres e pouco diversas contribuem para problemas capilares, prejudicando o crescimento capilar e até causando a queda dos fios.

O corpo passa por alguns processos naturais ao longo da vida (como puberdade, gravidez e menopausa) que causam mudanças hormonais que podem mudar o ritmo do crescimento dos fios e também causar queda capilar.

O stress é causador de vários problemas de saúde e pode ser isso que esteja a dificultar o seu crescimento capilar. O stress faz com que sejam libertadas substâncias químicas nocivas no corpo que afetam a saúde de diversas maneiras, incluindo a capilar.

Diversas atividades feitas nos cabelos podem causar a quebra capilar, como coloração, descoloração, ou seja, procedimentos químicos em geral, pentear o cabelo de forma errada e uso excessivo de ferramentas de calor. Quando o cabelo se parte, impossibilita que o crescimento capilar seja percebido, trazendo o sentimento de que o “meu cabelo não cresce”.

A saúde do couro cabeludo é fundamental para fazer o cabelo crescer.
Oleosidade excessiva, caspa e dermatite seborreica são alguns dos problemas que podem estar presentes no couro cabeludo, que entopem os fóliculos pilosos, estrutura de onde o fio nasce. Além disso, o acúmulo de produtos pode também ser outro indicativo para a falta de crescimento capilar.

Se o cabelo não cresce, porque não assumir e ...usar o cabelo mais curto!

 

Da Joana Cosmética Natural



×