Blog

5 Hábitos que provocam o Frizz no cabelo

5 Hábitos que provocam o Frizz no cabelo

Aqui está um problema que é de arrepiar os cabelos! Um cabelo com frizz é capaz de tirar qualquer um do sério…

O que é o frizz no cabelo e por que ele acontece?


O frizz é um problema relacionado com a eletricidade estática dos fios de cabelo.

O nosso cabelo é eletricamente carregado com a carga de iões negativa (cargas elétricas iguais repelem-se, enquanto cargas diferentes atraem-se). Quando o cabelo está eletricamente carregado com carga negativa, a tendência é que os fios fiquem repelindo, ficando mais separados e dando aquele aspeto de arrepiado. Quando o cabelo está ressecado ou danificado, os fios tendem a ficar mais eletricamente negativos do que o normal, aumentando ainda mais o frizz.

 

O que deixa o cabelo com frizz?

Se o cabelo está ressecado, desidratado ou desnutrido, é provável que apresente frizz. Já está sem a sua proteção natural e com as cutículas entreabertas, o que faz que seja mais suscetível à perda de água e nutrientes e à interação com o ambiente externo, o que deixa sua carga elétrica ainda mais negativa e leva ao aspeto arrepiado.

Para evitar que isso aconteça, é preciso recuperar a saúde dos fios com tratamentos. Um bom amaciador / condicionador sólido é o ideal para devolver a água perdida pelos fios e hidratar profundamente a fibra capilar.

O uso excessivo dos modeladores de calor - como secador e o babyliss, pode deixar a fibra capilar mais fragilizada, facilitando a quebra e o aparecimento do frizz. Tal como os alisamentos, as colorações e outras químicos usados nos cabelos podem deixar os fios fragilizados e fazer com que a cutícula abra.

Aqueles famosos fios arrepiados te incomodam? Se você quer saber como tirar o frizz do cabelo, veio ao lugar certo! Elaboramos um guia completo com dicas para te ajudar a acabar com os arrepiados indesejados.

Como reduzir o Frizz?

1-      Usar um bom condicionador / amaciador sólido. O amaciador sólido é feito com manteigas como cacau, karité que modelam e também nutrem e reparam danos e óleos como o de argan, abacate e jojoba que são finalizadores leves que servem para qualquer tipo de fio. Nutrem, devolvem maciez, diminuem o frizz, dão brilho e ajudam a desembaraçar os fios.

2-      Trocar de fronha do travesseiro. Deveríamos usar uma fronha de cetim ou seda no seu travesseiro. Esses materiais geram menos atrito que o tecido de algodão e impedem que o frizz dê as caras na manhã seguinte.

3-      Usar pentes ou escovas com cerdas naturais. Os pentes de plástico produzem energia estática, o pente de madeira não tem a capacidade de conduzir eletricidade e, por isso, mantém os fios disciplinados. Para os cabelos encaracolados ou cacheados deve optar-se por pentes com dentes largos para não desfazer os cachos, e usá-lo apenas nos fios molhados. Já as escovas com cerdas naturais são ideais para colocar no lugar os fios fininhos e que acabaram de nascer.

4-      Não andar ao vento antes de o cabelo secar. O movimento forte do ar em movimento deixa o cabelo desalinhado

5-      Não usar champô com sulfatos fortes. Champôs com sulfatos fortes secam o cabelo e tiram a proteção e hidratação do fio, deixando-o seco e com frizz.

 

 

Da Joana Cosmética Natural



×