Blog

Ftalatos são prejudiciais?

Ftalatos são prejudiciais?

Ftalatos são prejudiciais?

Qual o perigo dos Ftalatos nos cosméticos

Os ftalato são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, utilizadas para melhorar a textura de alguns produtos.

No  cosméticos encontramos em verniz para as unhas (dibutil ftalato), perfumes e loções (ftalato de dietila) e em sprays para o cabelo (ftalato de dimetila).

 

Ftalatos no nosso organismo e no meio ambiente

Os ftalatos migram dos plásticos e dos cosméticos entrando em contacto com o ser humano e o ambiente. Podemos ingeri-los só pelo contacto dos alimentos com as embalagens uma vez que saem do plástico e entram em contacto com os alimentos.

Estão associados a problemas no sistema reprodutor. reduzindo a fertilidade, provocando abortos, e criando defeitos congénitos, cancro de fígado e rins.

Estão associados ao aparecimento de cancro de mama, desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina (redução do número de espermatozoides).

“Os ftalatos estão classificados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC) como possivelmente carcinogénicos para humanos (grupo 2B).”

Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal “ftalato”. Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.

 



×