Blog

Dimeticone é prejudicial?

Dimeticone é prejudicial?

Dimeticone é prejudicial?

 

Dimethicone tem base de silicone, é criado de forma sintética, e apresenta grande vantagem quando atua como composto em produtos comercializados.

Os silicones podem aparecer em forma sólida ou líquida e abraçam diferentes funções na indústria. O dimethicone especificamente está presente em uma série de cosméticos e produtos de higiene pessoal, como sabonetes, campôs, maquiagens, dermocosméticos, etc.

Cria uma camada de silicone na superfície do cabelo ou pele produzindo o efeito de uma barreira protetora e hidratante sem deixar a superfície com aspecto pegajoso.

Nos cabelos, o efeito é aumentar a hidratação, maciez, brilho, diminuir o frizz e, principalmente, proteger os cabelos pelos danos de outros processos.

Na pele mantem a hidratação, uniformiza e contribui para o resultado de toque seco.

No universo da maquiagem, ele está em batons, bases, glosses, sombras e produtos em geral que sejam à prova d’água. Isso justamente por conta das suas propriedades de proteção sem ser pegajoso.

Desvantagens encontradas no Dimethicone


A maior desvantagem que esse silicone apresenta é a dificuldade de decomposição, já que não são uma substância orgânica.

A sua produção é um processo químico, o qual ocorre em um laboratório, que gera gasto de energia e resulta no descarte de muito material químico. Para diminuir os problemas nesse campo, algumas empresas evitam a inserção dos silicones em seus processos.

 

O Dimethicone e a sua interação com a pele

 

O Silicone penetra nos poros e obstruí a passagem de ar. O resultado disso é o aparecimento de mais acne e irritações na pele.

 



×