Blog

O que é a cosmética natural e quais são as vantagens

O que é a cosmética natural e quais são as vantagens

Começámos a ser pessoas informadas, lemos mais e sabemos ler rótulos das embalagens e descobrimos que o que colocamos no nosso corpo faz-nos muito mal. Partimos numa mudança para o “clean” ou “green” beauty que significa a versão “limpa” de beleza.

 

Cosmética Natural baseia-se em ingredientes provenientes de plantas e da Natureza.

Nos Estados Unidos, país que mais comercializa cosméticos em todo o mundo, foi feita uma pesquisa em 2016 que mostra que 55% das mulheres e 62% dos millennials inquiridos, antes de comprarem produtos de beleza, leem cuidadosamente os rótulos para evitar incluir ingredientes sintéticos na sua rotina. 

Hoje sabemos que o problema dos cosméticos convencionais, é o uso de substâncias sintéticas que o corpo não consegue absorver e tem de eliminar como pesticidas, herbicidas e derivados de petróleo.

O corpo fica “entupido” com essas toxinas que originam problemas de pele que são tratados com outros produtos que também contém toxinas e o corpo nunca fica limpo.

Para além disto, esses mesmos produtos aproveitam o “Greenwashing”, tendo na embalagem indicação de selos de aprovação “verde”, que são falsos.

Os termos “natural” e “orgânico” não são legislados e qualquer marca pode estampá-los nas suas embalagens só porque têm alguns ingredientes que são provenientes de plantas.

O que aconselhamos é não comprar cosméticos que nas embalagens indicam que são “bio”, “naturais”, "eco" porque normalmente são de marcas que querem o aproveitamento.

Evitar produtos ricos em algum ativo tipo ácido hialurónico, ou colagénio, por exemplo, porque um produto de cosmética natural é feito para cada tipo de pele tendo em conta a idade da pessoa que vai usar e o melhor tipo de ativo já está incluído. Para além que não é justo colocar no nome do produto “rico em...” porque na realidade só tem no máximo 5% desse ativo em todo o produto.

Também deve ser evitado produtos com parabenos, petrolatum, parafina liquida, ftalatos, compostos de alumínio, PEGs, lauryl ou laureth, sulfato de sódio e óleos minerais (normalmente os nomes terminam em “one”).

O Da Joana é um projeto português que funciona online.  É uma loja de produção de cosméticos naturais com uma seleção de ingredientes cuidada para pele, corpo, cabelos. Cosmética natural, orgânica e não testada em animais.



×