
Champô Sólido - Guia Completo
Champô Sólido
Cada vez mais, a consciência ambiental faz nos procurar produtos de higiene, desprovidos de embalagem, e por isso mais ecológicos. Esse tipo de produtos, tornou-se um fenómeno viral online e são um símbolo de uma civilização cada vez mais consciente.
O Champô sólido, para ser fabricado requer apenas uma fração de água (menos 80% de água) quando comparado com o champô tradicional.
Os champôs sólidos, ou champôs em barra, podem durar até 80 lavagens, e substituir entre 2 a 3 embalagens de plástico.
Por ser tão concentrado, o champô sólido dura muito mais do que um Champô líquido tradicional.
Em relação aos amaciadores sólidos, podem conter menos 95% de água, quando comparados com os amaciadores tradicionais.
Sendo a água é um bem finito e precioso, torna o uso deste tipo de produtos tradicionais num grande problema para o meio ambiente e qualquer poupança de água pode atrasar essa iminente escassez.
Apercebemo-nos que o mundo da beleza pode ser assustador quando vemos que os produtos vem ter a nós com um plástico que envolve uma embalagem de plástico, que contém uma embalagem de plástico com um produto no interior. Uma sequência de desperdício interminável e contra esse tipo de situações, há produtos livres de plástico, ou seja, apesar de parecer utopia há produtos que estão a mudar o mundo.
É o caso dos champôs sólidos, ou champôs em barra, uma alternativa aos champôs líquidos que podem durar até 80 lavagens, e substituir entre 2 a 3 embalagens de plástico.
À medida que mais gestos diários são convertidos para produtos com menos plásticos mais garrafas são desviadas dos aterros e cursos de água.
No nosso caso, os nossos champôs sólidos, são elaborados com ingredientes o mais naturais possível.
O surfactante que usamos é o SCS (Sodium Coco Sulfate) é um tensoativo aniónico, derivado do óleo de coco permitido na cosmética natural por ECO-CERT e BDIH.
Todos os ingredientes dos nossos champôs sólidos, são certificados para a cosmética natural.
Usamos óleos vegetais prensados a frio porque preservam os nutrientes ativos que adoramos nos nossos champôs sólidos.
Os óleos essenciais que escolhemos são 100% naturais e puros, sempre que possível procedente de Agricultura Ecológica e biológicos.
Os nossos champôs sólidos são livres de parabenos, silicones e petrolatos.
Recolhemos da natureza e entregamos à natureza.
Aparentemente parece que não duram uma semana, mas o nosso champô, apesar de se assemelhar com um a um sabonete, uma vez que cabe na palma da mão, prova que o tamanho não importa.
Ao utilizar, basta molhá-lo e passar na cabeça ou, esfregá-lo nas mãos e levar a espuma à cabeça. Ao retirar a espuma apercebemo-nos que o cabelo está realmente limpo devido ao nosso surfactante.
Como é sólido e concentrado, não há desperdício, não se perde uma gota. Mas, o produto tem de ser mantido em boas condições, e isso implica ter cuidado com água. Se for deixado em contacto com a água ou desprotegido no chuveiro, derrete com facilidade. Tem de ser mantido num recipiente ou saboneteira para escoar a água.
Porque há marcas mais baratas?
Há marcas que fazem champô saponificado, ou seja, da mesma forma que se faz sabão artesanal. Esse tipo de champô são feitos a partir da reação entre óleos e gorduras e uma substância fortemente alcalina (soda caustica). Tem um pH alcalino entre 8-10.
A nossa pele e couro cabeludo, têm um pH entre 5 e 5.5 e os nossos fios entre 4.5 e 5. Logo, sempre que lavamos o cabelo, temos de colocar amaciador para que as cutículas dos fios selem e o cabelo fique hidratado, saudável e forte.
Há muitos motivos para mudar para cosmético sólidos, mas a prioridade é a consciência ecológica e a nossa saúde.
Da Joana Cosmética Natural