Blog

Champô Sólido

Champô Sólido

Cada vez mais, a consciência ambiental faz nos procurar produtos de higiene, desprovidos de embalagem, e por isso mais ecológicos. Esse tipo de produtos, tornou-se um fenómeno viral online e são um símbolo de uma civilização cada vez mais consciente.

O Champô sólido, para ser fabricado requer apenas uma fração de água, enquanto comparado com o champô tradicional. Este contêm até 80% de água.
Os champôs sólidos, ou champôs em barra, podem durar até 80 lavagens, e substituir entre 2 a 3 embalagens de plástico. Por ser tão concentrado, o champô sólido dura muito mais do que um Champô líquido tradicional.

No caso dos amaciadores tradicionais, podem conter até 95% de água. Sendo a água é um bem finito e precioso o que torna o uso deste tipo de produtos tradicionais um grande problema para o meio ambiente e qualquer poupança de água pode atrasar essa iminente escassez.

Apercebemo-nos que o mundo da beleza pode ser assustador quando vemos que os produtos vem ter a nós com um plástico que envolve uma embalagem de plástico, que contém uma embalagem de plástico com um produto no interior. Uma sequência de desperdício interminável e contra esse tipo de situações, há produtos livres de plástico, ou seja, apesar de parecer utopia há produtos que estão a mudar o mundo.

É o caso dos champôs sólidos, ou champôs em barra, uma alternativa aos champôs líquidos que podem durar até 80 lavagens, e substituir entre 2 a 3 embalagens de plástico.

À medida que mais gestos diários são convertidos para produtos com menos plásticos mais garrafas são desviadas dos aterros e cursos de água.

No nosso caso, os nossos champôs sólidos, são elaborados com ingredientes o mais naturais possível.

O surfactante que usamos é o SCS (Sodium Coco Sulfate) é um tensoativo aniónico, derivado do óleo de coco permitido na cosmética natural por ECO-CERT e BDIH.

Todos os ingredientes dos nossos champôs sólidos, são certificados para a cosmética natural.
Usamos óleos vegetais prensados a frio porque preservam os nutrientes ativos que adoramos nos nossos champôs sólidos.
Os óleos essenciais que escolhemos são 100% naturais e puros, sempre que possível procedente de Agricultura Ecológica e biológicos.
Os nossos champôs sólidos são livres de parabenos, silicones e petrolatos.

Recolhemos da natureza e entregamos à natureza.

Aparentemente parece que não duram uma semana, mas o nosso champô, apesar de se assemelhar com um a um sabonete, uma vez que cabe na palma da mão, prova que o tamanho não importa.

Ao utilizar, basta molhá-lo e passar na cabeça ou, esfregá-lo nas mãos e levar a espuma à cabeça. Ao retirar a espuma apercebemo-nos que o cabelo está realmente limpo devido ao nosso surfactante.

Como é sólido e concentrado, não há desperdício, não se perde uma gota. Mas, o produto tem de ser mantido em boas condições, e isso implica ter cuidado com água. Se for deixado em contacto com a água ou desprotegido no chuveiro, derrete com facilidade. Tem de ser mantido num recipiente ou saboneteira para escoar a água.

 

Porque há marcas mais baratas?

Há marcas que fazem champô saponificado, ou seja, da mesma forma que se faz sabão artesanal. Esse tipo de champô são feitos a partir da reação entre óleos e gorduras e uma substância fortemente alcalina (soda caustica). Tem um pH alcalino entre 8-10.

A nossa pele e couro cabeludo, têm um pH entre 5 e 5.5 e os nossos fios entre 4.5 e 5. Logo, sempre que lavamos o cabelo, temos de colocar amaciador para que as cutículas dos fios selem e o cabelo fique hidratado, saudável e forte.

Há muitos motivos para mudar para cosmético sólidos, mas a prioridade é a consciência ecológica e a nossa saúde.



×