Blog

Cabelos Raiz Oleosa e Pontas Secas

Cabelos Raiz Oleosa e Pontas Secas

Ter um cabelo limpo, sedoso e saudável por vezes é difícil.

Todos temos as nossas dificuldades no tratamento e na escolha dos produtos que por vezes deixam o cabelo com um aspeto que não gostamos e que não é saudável.

Um problema que é muito usual nos nossos cabelos é ter couro cabeludo oleoso e as pontas secas.

 

Por que as pontas ficam mais secas que a raiz?

 

O sebo lubrica e dá brilho aos fios pelas glândulas localizadas no couro cabeludo, o óleo é distribuído do couro cabeludo ao longo da haste até chegar às pontas, logo é natural ter as pontas mais secas que a raiz.

O que acontece é haver alguma dificuldade de o óleo correr pelo fio.

A cutícula é a camada superficial do fio e é composta por escamas sobrepostas umas nas outras (como nos peixes) e o alinhamento das mesmas permite fluidez dos líquidos.

Se o fio tem danos, há dificuldades na fluidez do mesmo e até impedimento da passagem do óleo nos fios.

Secador, toalha, sol, cloro e poluição são fatores que podem contribuir para danificar o cabelo.

Um ponto que é importante que há que ter em conta é o tipo de cabelo.

O cabelo liso tem muita facilidade na distribuição do óleo nos fios, mas, nos cabelos cacheados ou ondulados já não acontece o mesmo.

Nos cabelos cacheados ou ondulados o óleo tende a concentrar-se na raiz devido á superfície do fio ser mais aplainada o que dificulta a distribuição do óleo.

 Mas, o que fazer?

Por outro lado, devemos saber escolher o champô certo para o nosso cabelo.

Se por um lado o uso de produtos para cabelos oleosos, secam muito os fios e por vezes tiram a sensação de oleosidade da raiz, os champôs hidratantes dão um aspeto pesado ao cabelo e deixam a raiz ainda mais oleosa.

Normalmente queremos reduzir a quantidade de óleo na raiz, mas esquecemo-nos das pontas e isso origina pontas cada vez mais secas.

Devemos evitar os champôs tradicionais pois contêm sulfatos fortes do grupo “Lauril” que seca muito o cabelo.

 

Problemas…

Além do aspeto desagradável, a raiz oleosa pode originar cheiro desagradável e, queda de cabelo. Isto porque quando não é tratado com champôs corretos o couro cabeludo fica mais propenso a desenvolvimento de caspa e dermatites que quando em estado inflamatório origina queda de cabelo.

As pontas secas originam cabelo sem brilho, ressecado, ficando mais propenso a embaraçar, quebrar e pontas espigadas, o fio fica mais difícil de manear, menos resistente e ao pentear, parte o cabelo.

Aconselhamos…

Para este tipo de cabelo aconselhamos o nosso champô para cabelos oleosos porque:

·         tem sulfatos leves (SCS) que remove o óleo sem prejudicar o fio.

·         Tem óleos essenciais que, para alem de remover e controlar a oleosidade acalma o couro cabeludo.

 

E aconselhamos também o uso do nosso amaciador/condicionador que deverá ser aplicado só no fio do cabelo, mas, em todo o comprimento do fio, até às pontas.

O nosso amaciador tem

·         manteiga de karité e cacau que deixa o cabelo super hidratado,

·          fecha as cutículas e mantém o cabelo tratado.

 

Devemos também deixar de passar a mão no cabelo porque o suor, óleo e sujidade passa da mão para o cabelo. Cortar o cabelo com frequência porque as pontas tendem a embaraçar e formar nós e pontas duplas.

 

Com isto tudo devemos perceber que devemos tratar o cabelo corretamente com bons produtos para ter um cabelo bonito, sedoso e tratado.

 

Da Joana Cosmética Natural

 



×