Blog

Amaciador Sólido

Amaciador Sólido

Sempre estivemos acostumados a usar produtos na forma líquida contudo a tendência está a inverter-se e por razões, sobretudo ecológicas e práticas, o sólido revoluciona a nossa casa de banho!
Na Da Joana, oferecemos todos os ingredientes e a receita para fazer seu próprio amaciador sólido.

Por que precisamos de um amaciador natural sólido?

A parte exterior do cabelo está sujeita a agressões contínuas que fazem parte do que poderíamos considerar o exposoma capilar.
Os mais relevantes são a exposição solar, as mudanças de temperatura e humidade, o uso de cosméticos e os tratamentos mecânicos.

Como resultado dessas agressões, a fibra capilar pode ser afetada. O dano ocorre principalmente no nível da cutícula, que é a camada mais externa da fibra capilar.
A cutícula é composta de camadas de células planas dispostas de maneira sobreposta, como as telhas de um telhado. Existindo também um revestimento que protege a integridade da fibra capilar conhecido como CMC (cell membrana complex), com função semelhante à do manto hidrolipidico na pele.
 
O amaciador ajuda a proteger a fibra capilar para garantir sua integridade, saúde e boa aparência.

Devemos ter em mente que, independentemente da agressão, o cabelo é uma estrutura completamente hidrofóbica, coberta por ácidos gordos (componentes CMC), e com um pH superficial muito ácido, com valor de até 3,7 além disso, é carregado negativamente.

Conhecer esses detalhes ajuda-nos, a escolher os ingredientes para nossa fórmula.

Funções de um bom amaciador

Quando desenvolvemos um amaciador natural sólido, temos em conta as funções que qualquer amaciador de cabelo cumpre:

  • Restaurar a camada lipídica da fibra
  • Melhorar a penteabilidade
  • Selar as cutículas
  • Restauração da hidrofobicidade
  • Melhorar o brilho, a maleabilidade e a suavidade
  • Minimizar o frizz


O objetivo final do nosso amaciador é, através de algumas das funções descritas, melhorar a aparência e a perceção de maciez do cabelo.

O amaciador é um produto que costuma ser usado apenas na fibra capilar, deixando o couro cabeludo de lado. Na verdade, os produtos de condicionamento capilar costumam ser aplicados na parte do meio para as pontas mas também podemos encontrar alguns amaciadores que têm como indicações o uso desde a raiz.

Para recuperar ou manter o estado do couro cabeludo, existem outros produtos mais específicos, geralmente na forma de líquidos ou espumas.

Como formulamos o nosso amaciador sólido natural e biodegradável (sem greenwashing).

Já indicamos as funções que nosso amaciador cumpre, mas como traduzir isso numa fórmula cosmética?

Características dos ingredientes
 
Com o amaciador de cabelo, tentaremos neutralizar a carga do cabelo e fornecer o pH adequado. Isso ajuda a manter a cutícula fechada e evita o frizz que pode ocorrer devido à repulsa da carga quando há excesso de carga negativa no cabelo.

Quando formulamos um produto condicionante, interessa-nos que os ingredientes ativos que utilizamos tenham uma boa capacidade de adesão à fibra.

Para isso, usamos:

Emulsionante amaciador vegetal - Composto de alta performance especialmente desenvolvido para cosméticos naturais. Oferece muito bom condicionamento, volume e proteção contra quebra do cabelo em nível de referência.

Álcoois gordos: Álcool cetílico

Óleos: Os mais usados ​​nos cabelos são óleo de coco, óleo de argan e óleo de gérmen de trigo, embora muitos outros sejam usados.

Manteigas: Cacau e Karité.

Ceras: Utilizadas em baixa percentagem, já que com os álcoois gordos podemos obter uma dureza.

Ativos: Podemos usar hidrolisados ​​de proteínas vegetais (queratina vegetal) ou vitaminas como o pantenol (pró-vitamina B5).

 

Da Joana Cosmética Natural