Blog

Aloé Vera, para que serve?

Aloé Vera, para que serve?

Aloé Vera

O Aloé Vera ou babosa, é uma planta (cato) natural do Norte de África conhecido pelos benefícios do seu gel, recolhido do interior das folhas.
É rico em magnésio, potássio, vitaminas A, B5, B6, C, ácido fólico e iodo, com substâncias ativas que funcionam como efeito calmante, cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório. 20 aminoácidos dos 22 que o nosso corpo necessita e 7 são essenciais à regeneração e recuperação dos tecidos e… muita água.

Tem um odor característico que resulta da soma das suas substâncias.

 

A sua seiva é antifúngica e muito utilizada no tratamento da caspa.
Favorece o processo de cicatrização de feridas e elimina radicais livres, melhorando a aparência da pele e cabelo e a saúde do couro cabeludo.

Hoje em dia é muito utilizada em cremes hidratantes, sabonetes, géis de limpeza e, o essencial nos nossos dias, álcool em gel, mas há informações que já era utilizada no ano 80 A. C por Cleópatra.

De acordo com um estudo publicado no Annals of Dermatology, o Aloé Vera contribui para a atenuação dos processos de envelhecimento, ajudando a estimular a produção de colagénio e elastina, substâncias responsáveis por manter a elasticidade da pele e por reduzir substancialmente a profundidade das rugas.

Na cosmetologia é muito utilizada

No cabelo

  • A babosa é usada no tratamento da caspa, uma vez que contém enzimas que eliminam as células mortas que compõem a caspa.
  • Como ajuda na produção de colagénio, ajuda a fixar os nutrientes no couro cabeludo.
  • Além disso, é rica em minerais e água, o que fortalece toda a fibra e faz com que o fio de cabelo fique mais forte, estimulando a crescimento do cabelo e reduzindo a perda de cabelo (quando o motivo da queda não é por motivos genéticos).

No rosto

  • É usada como removedor de maquilhagem uma vez que promove hidratação, alivia a irritação que as substâncias da maquilhagem possam provocar, alivia a comichão e as queimaduras solares.
  • Usada em tratamentos de psoríase e dermatite.
  • Como estimula a produção de colagénio na pele, diminui o aparecimento de rugas e marcas de expressão nos olhos e testa.
  • Hidrata a pele, fornecendo oxigénio, importante para manter as células mais profundas da pele fortes e como tal muito utilizado em cremes hidratantes.
  • Ajuda a cicatrizar e curar feridas de maneira mais rápida, evitando o desenvolvimento de infeções.

 Nota muito importante:

Não é aconselhado o uso direto na pele uma vez que existe uma substância (aloína) que pode provocar dermatite alérgica por contacto.
O Aloe vera deverá ter um tratamento de segurança, indicado para uso tópico.

Não devemos seguir os vídeos que encontramos na internet que mostram pessoas a retirar o gel da folha da planta e aplicar diretamente na pele.

Também devemos ter em atenção que há muitas pessoas que podem ser alérgicas ou estar a passar uma fase em que o aloé vera não é recomendado.

 

Da Joana Cosmética Natural